sexta-feira, 24 de outubro de 2014

O Castelo da Vila Defesa de Ferreira

O Castelo da Vila Defesa de Ferreira 

Arqueólogo Português

Do Castello Velho vae-se para S. Miguel da Mota por uma pequena vereda, atravessando-se a ribeira do Luçafece nas passadeiras que tem junto ao moinho do Subtil. Gastam-se uns tres quartos de hora.

Foram provavelmente as populações do Castello Velho e do Castellinho as que ficavam mais proximas do sanctuario de Endovellico, que, como jà disse n-0 Archeologo^ pag. 46, estava no monte de S. Miguel da Mota; esse santuario pertenceria a uma das referidas povoações, ou a ambas. Pelo menos ninguém me soube informar à cerca de outras estações archeologicas ahi porto, apesar das minhas pesquisas. o nome de Castello Velho é frequente no districto : na serra de Ossa ha tambem um, que corresponde a um castro ; tenho noticia de outro, na freguesia de Capellins, concelho do Alandroal, sobre o Guadiana.


J. L. DE V.

Este Castro, ao qual o arqueólogo se refere, fica situado na Freguesia de Capelins, na Defesa de Bobadela de Cima, (um pouco acima da cinza, no outeiro do Pombo) sendo parte desse espaço, agora, património do estado, por se encontrar na margem da Albufeira de Alqueva. É pequeno e, parte dele está submerso, mas quando as águas baixam no fim do verão, conseguimos ver grande parte dele. Há quem o denomine por castelinhos, embora, atualmente não apresente qualquer caraterística de castelo, mas foi um castelo até ao reinado de D. Afonso IV que o mandou reconstruir e entregar ao donatário da Vila de Ferreira, João Freire de Andrade, porém D. João II, devido às boas relações com castela, desistiu do projeto, sendo arrasado o que dele restava. Na sua parte mais alta, ainda se podem ver restos de grandes paredes e adivinha-se que outras estão soterradas.
Encontra-se registado no IGESPAR, devido ao Levantamento Patrimonial e Arqueológico de Alqueva, com a seguinte classificação:

Outeiro do Pombo 1
CNS:21258
Tipo:Povoado Fortificado
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Idade do Ferro
Descrição:Povoado fortificado, da Idade do Ferro, caracterizado pela presença de muros e cerâmica comum, de pasta alaranjada.
Meio:Terrestre
Acesso:-
Espólio:Cerâmica comum, de pasta alaranjada.
Depositários:-
Classificação:-
Conservação:-
Processos:7.16.3/14-10(1)




Como podemos verificar esse Castro, situa-se no Outeiro do Pombo, mas encontram-se aí outros vestígios de ocupação desde o período Neolítico.


Outeiro do Pombo 4
CNS:13581
Tipo:Estrutura
Distrito/Concelho/Freguesia:Évora/Alandroal/Capelins (Santo António)
Período:Idade Média
Descrição:Possível estrutura do século V/VII. À superfície é visível um aglomerado de pedras de derrube. Pela localização dos vestígios, aparentes técnicas de construção utilizadas, espólio encontrado e proximidade de linhas de água, admitimos a possibilidade de estarmos perante uma unidade agro-pastoril.
Meio:Terrestre
Acesso:-
Espólio:Vinte e quatro fragmentos de um contentor de pequenas dimensões, cerâmica comum e de construção, escória de ferro, seixos e lascas e um fragmento de bordo de vidro de cor verde clara.
Depositários:-
Classificação:-
Conservação:-
Processos:S - 13581, 7.16.3/14-10(1) e 99/1(079)







Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...