sábado, 25 de outubro de 2014

A Conquista desta região aos Mouros, por Geraldo Sem Pavor

 A Conquista desta região aos Mouros, por Geraldo Sem Pavor 

Alandroal, Elvas, Juromenha, Monsaraz e outras localidades na área do Alto Guadiana, foram conquistadas aos muçulmanos, por D. Afonso Henriques e Geraldo Sem Pavor, em 1167, depois, reocupadas por Almançor, o califa de Córdoba, ficando definitivamente no domínio português entre 1228/1242, já no reinado de D. Sancho II. Por analogia, com as terras vizinhas, podemos atribuir a reconquista das terras de Capelins, dentro dessas datas.
 Conforme consta em diversos documentos históricos, foi o rei D. Sancho II que, entre 1223/1245, iniciou a cristianização, de toda esta região do alto Guadiana, deve-se a este rei, o afastamento definitivo dos muçulmanos, confirmando a posse destas terras para Portugal, porém, o seu povoamento, começa no reinado de D. Afonso III, com a Família Ribas de Vizela. Esta família, oriunda de Guimarães, fazia parte da corte de D. Sancho II e, depois de D. Afonso III, tiveram como marca familiar a lealdade e, a afeição à pessoa do rei, sendo D. Gil Martins nomeado Mordomo-Mor da Cúria e, quando o rei procedeu à distribuição das terras conquistadas, fez a doação de Terena e de Viana a D. Gil Martins Ribas de Vizela e, a sua esposa Dª. Maria Eanes, os quais, em Fevereiro de 1262, concederam o primeiro Foral à Vila de Terena e seu termo, (Concelho), incluindo as terras de Ferreira, ou seja, quase todo o espaço geográfico ocupado atualmente pelo Concelho de Alandroal. Ainda, em 13 de Dezembro de 1261, D. Gil Martins, apenas em 10 meses, chegou a entendimento com o Cabido da Sé de Évora e com o Bispo D. Martinho, sobre a construção de Igrejas em Terena e no seu termo. 
Em 1264, D. Gil Martins exilou-se em Castela, na corte de Afonso X, o rei sábio, devido a agravos com o rei D. Afonso III, onde permaneceu até à sua morte em finais de 1274.
Em 1275, o seu filho D. Martim Gil, que esteve sempre junto de seu pai, em Castela, voltou para Portugal, à corte de D. Afonso III, herdando os bens de seu pai, entre os quais, a Vila de Terena e seu termo (Concelho), que incluía as terras de Ferreira.  Em 1276, foi-lhe concedida a tenência de Elvas, ficando, assim, mais próximo destes seus domínios, que começou a frequentar, mostrando mais interesse na sua administração e desenvolvimento da região.
Em 1280, já no reinado de D. Dinis, D. Martim Gil, abandonou a tenência de Elvas e voltou novamente para Castela, onde permaneceu até 1284, quando faleceu o rei Afonso X. Nesta data, voltou a Portugal, à corte de D. Dinis, que, fez dele seu Alferes-Mor, cargo que manteve até 1295, quando a seu pedido foi substituído por seu filho, também com o mesmo nome, D. Martim Gil, e faleceu ainda nesse ano.
D. Martim Gil sucedeu a seu pai no lugar de Alferes-Mor do reino e no senhorio de Terena e Ferreira. Foi forte apoiante de D. Dinis, mas, devido a um litígio com o seu cunhado em 1312, e, devido à pronúncia do tribunal, sentiu-se ofendido e exilou-se em Castela, onde faleceu em Dezembro desse ano, não deixando descendentes masculinos, extinguindo-se com ele esta linhagem. Também com ele, se extinguiu o senhorio de Terena, voltando a Vila e as terras de Ferreira à Coroa.
Em 1314, D. Dinis, doou a Vila de Terena e seu Concelho, ao seu filho, o infante D. Afonso, (Futuro Rei D. Afonso IV), através da Carta de Doação que se encontra no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, na Cota Atual: Chancelaria de D. Dinis livro 3 folha 88 v, conforme a seguir se transcreve:



CARTA DE DOAÇÃO DE VIANA E TERENA, CONCEDIDA POR D. DINIS A D. AFONSO, INFANTE DE PORTUGAL


NÍVEL DE DESCRIÇÃO
Documento simples Documento simples

CÓDIGO DE REFERÊNCIA
PT/TT/CHR/C/001/0003/08801

TIPO DE TÍTULO
Formal
DATAS DE PRODUÇÃO
1279-02-16 A data é certa a 1325-01-07 A data é certa
DIMENSÃO E SUPORTE
1 doc.; perg.
HISTÓRIA CUSTODIAL E ARQUIVÍSTICA
Documento descrito no índice Portugal, Torre do Tombo, Chancelaria de D. Dinis: Índice dos próprios, L 25, f. 4 (PT/TT/ID/1/25).

Este Instrumento de Descrição Documental, não datado, foi substituído pelo catálogo em linha, em 2010.
COTA ATUAL
Chancelaria de D. Dinis, liv. 3, f. 88v.
IDIOMA E ESCRITA
Português

Ermida de Nossa senhora das Neves em Capelins






Carta da doação de Viana e de Terena - D. Dinis - 1314






































Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...