sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O Planalto ou Serra da Sina em Capelins

O Planalto ou Serra da Sina em Capelins

O planalto da Sina, ou Serra da Sina, como é designado pelos capelinenses, fica situado na Freguesia de Capelins – Santo António, Concelho de Alandroal, Distrito de Évora. A sua altitude ortométrica é pouco elevada, podendo passar despercebida a qualquer comum viajante ou pouco conhecedor da região, não passando de uma pequena colina. 
Quando em 1758, o Pároco de Santo António, Manuel Ramalho Madeira, respondeu ao questionário enviado pelo Marquês de Pombal, a todas as Paróquias do Reino, na questão colocada sobre a existência, ou não, de alguma serra na Paróquia ou Freguesia, ele respondeu, “não haver serra”, talvez porque, devido à pouca elevação, o dito Pároco não considerava ser uma serra!

Resposta do Pároco de Santo António ao inquèrito:
“Serra
Na segunda parte da ordem se ma procura saber da qualidade da serra, e assim nesta parte não tenho que dizer por não haver serra, contados estes treze interrogatórios nada, não há duvida que esta fraga tem em si creaçoins de bois, ovelhas, cabras e porcos, e também algumas creaçoins de lebres e coelhos como se procura no interrogatório decimo primeiro desta segunda parte assim, não há mais que dizer.”
A Serra da Sina, situa-se na herdade da Sina que, também aparece em diversos documentos antigos como “Cabeça de Sina”, tem uma flora típica dos terrenos mais pobres do Alentejo, devido à secura, predomina a esteva, rosmaninho e giesta, sendo o arvoredo dominado por azinheiras.
No interior da Serra, a norte/nordeste, existe uma fonte bem arranjada, noutros tempos, a água era muito apreciada, mas nos últimos anos, também, devido à existência de água canalizada ao domicilio, está quase abandonada, sendo, pouco, ou nada utilizada. Na sua extremidade leste, encontramos a Igreja de Santo António de Capelins, o Cemitério desta Freguesia a casa paroquial e uma casa de habitação particular.
Do alto desta Serra, avistamos diversas localidades, portuguesas e espanholas, como: Terena, Alandroal, Évoramonte, Elvas, Monsaraz, Cheles, Alconchel e outras, olhando a ocidente, a vista, é dominada em grande parte, pela Serra D’ Ossa.
Foram aqui encontrados vestígios de povoamentos datados do neo-calcolítico, com cerca de 5.000 anos. 
A Serra da Sina, ou Cabeça de Sina, foi uma mata do rei, pertencia ao Reino e, ficava fora da Vila de Ferreira, foi muito importante para o reino, devido à sua flora e fauna, permitindo boas montarias, por isso, aparece mencionada em “Montarias do Rei com as respetivas matas”, ou, “As matas do Rei - séculos XIV -XV” – História Florestal. Regimento de 1605, assim: “Terena – Cabeça de Sina”
Fontes: História Florestal, Regimento de 1605, Repertório Toponímico, Carta Militar de Portugal, escala 1/25.000.

Serra da Sina ou Planalto da Sina em Capelins 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...