sexta-feira, 17 de outubro de 2014


5 - História de Capelins

Freguesia de Capelins (Santo António)

A Freguesia de Capelins (Santo António), fica situada na parte sudoeste do concelho de Alandroal, numa zona planáltica delimitada a norte pela ribeira de Lucefécit e a sul pela ribeira do Azevel e pelo rio Guadiana, (Barragem de Alqueva). Esta freguesia é ainda constituída pelas aldeias de Montejuntos, Ferreira de Capelins, Faleiros e uma pequenina parte da Cabeça de Carneiro.
"Capelins, são aldeias de gado, azinheiras e sobreiros em pastos ondulados, faz-me ainda não ter saudades da cidade e do barulho dos bares. Entre as terras de Rosário e de Capelins, há uma ponte que atravessa águas bentas chamada de Ribeira do Lucefécit. E o Lucefécit, por si só, que vira albufeira mais a norte, e que continua carregado de mistério, a começar pelo nome ímpio que carrega. Lucefécit parece vir, e vem mesmo segundo alguns investigadores, de Lucifer, o portador da luz que mais tarde veio a ser satanizado por quem mandava no cristianismo até passar ao exacto contrário do seu real significado: o senhor das trevas. Se há perguntas quanto à heresia que estes campos representam para algumas almas mais beatas, o Lucefécit tira-nos as dúvidas.
Aqui, nestas paragens sagradas, o que era pagão transformou-se no que ficou cristão, mas ainda é muito de cada um. Fiquei a conhecer o Alentejo do céu, por oposto ao Alentejo da terra que andei a fisgar nos últimos dias".
(copiado da net) 

Aldeias Ribeirinhas (18)

1.Alqueva
2. Amieira
3. Campinho
4. Capelins
5. Cheles
6. Estrela
7. Granja
8. Juromenha
9. Luz
10. Marmelar
11. Mina da Orada (Pias)
12. Monsaraz
13. Monte do Trigo
14. Pedrógão
15. Póvoa S. Miguel
16. São Marcos do Campo
17. Telheiro
18. Villareal



Sem comentários:

Enviar um comentário

288 - Terras de Capelins  História de vidas de Gentes das terras de Capelins  Família "Romão" de Capelins e arredores  Co...