quinta-feira, 30 de outubro de 2014

12 - História de Capelins

As minas de ferro, magnésio e outros metais, na Defesa de  Ferreira

Conforme podemos verificar no presente documento, emitido em 1910, muitos anos anos depois da exploração das minas de Ferreira pelos romanos, concretamente, em 25 de Agosto de 1910, foi registada na Câmara de Alandroal pelos descobridores António Fernandes Palma e António da Luz, a concessão da exploração da mina de ferro e outros metais na herdade da Defesa de Ferreira.


Repartição de Minas
______
Éditos
Havendo António Fernandes Palma e António da Luz, requerido o diploma de descobridores legaes da mina de ferro e outros metaes, da Defesa de Ferreira, situada na freguesia de Santo António de Capellins, concelho de Alandroal, districto de Évora, registada por António Fernandes Palma, na Camara Municipal do mesmo concelho em 25 de agosto de 1910, convidam-se, nos termos do artigo 24º do decreto com força de lei de 30 de setembro de 1892, todas as pessoas, a quem a referida concessão possa prejudicar, a apresentar as suas reclamações no Ministerio do Fomento, dentro do prefixo prazo de sessenta dias, contados da publicação d’este edito no Diario do Governo.
    Repartição de Minas, em 24 de agosto de 1911. --- O Engenheiro Chefe da 1ª Secção, servindo de Chefe da Repartição, E. Valerio Villaça.


(Diario do Governo Nº 198 – 25 DE AGOSTO DE 1911 – PÁG. 3612).


Mina Romana de Ferro na Defesa de Ferreira - Capelins






Sem comentários:

Enviar um comentário

288 - Terras de Capelins  História de vidas de Gentes das terras de Capelins  Família "Romão" de Capelins e arredores  Co...