sábado, 25 de outubro de 2014

8 - História de Capelins 

Descrição da Freguesia de Santo António em 1747

Publicamos, mais um documento, sobre a Freguesia de Capelins que, nesta data, ainda não se designava por Capelins! Era Santo António, termo da Vila de Terena!
Esta informação sobre a Paróquia de Santo António, está num Dicionário de 1747, publicado pelo Padre Luiz Cardoso. 
Podemos comparar a mesma, com as Memórias Paroquiais de 1758, do Pároco de Santo António, Manuel Ramalho Madeira, as quais, têm apenas 11 anos de diferença temporal.  

DICIONÁRIO GEOGRÁFICO OU NOTÍCIA HISTÓRICA DE TODAS AS CIDADES, VILLAS, LUGARES, E ALDEAS, RIOS, RIBEIRAS, E SERRAS DOS REYNOS DE PORTUGAL , E ALGARVE – TOMO I – 1747.
 S. ANTÓNIO. Freguesia na Provincia do Alentejo, Arcebispado de Évora, Comarca da Cidade de Elvas, parte della Termo da Villa de Terena, e parte da Villa de Ferreira: tem cento e dous vizinhos. Está situada em monte; descobrem-se della a Villa de Olivença, distante cinco léguas, Estremoz quatro, Évora-Monte cinco, Alandroal duas, Terena huma, Monsaraz duas, Mourão três, Xelles, no Reino de Castella duas, e Alconxel do mesmo Reino quatro léguas. Tem esta Freguesia, a parte da Villa de Ferreira, duas Aldeas chamadas Capellins de Cima, e Capellins e Baixo.
A Paróquia está fora de povoação: he seu Orago Santo António, que está no Altar mayor, com S. Bartholomeu: os collateraes são de Nossa Senhora do Rosário, com Nossa Senhora de Belem, e S. Joseph, e outro do Santo Nome de Jesus, com S. Bento, e S. Gregório. Tem huma Irmandade das Almas. O Paroco he Cura, de apresentação dos Arcebispos de Évora: tem renda cincoenta mil reis, pouco mais, ou menos. Na parte, que está no Termo da Vila de Ferreira, tem huma Ermida de Nossa Senhora das Neves, aonde acodem romeiros no seu dia de cinco de Agosto.
Os frutos, que recolhem os moradores desta Freguesia em mayor abundancia, são, trigo, cevada, e centeyo. Pelos confins desta Freguesia passa o rio Guadiana, e nelle recebe os rios Lucefece, e Azavel, que entrão nelle nos sítios de Roncão, e Gato”.

https://fbstatic-a.akamaihd.net/rsrc.php/v2/y4/r/-PAXP-deijE.gif
http://books.google.pt/books?id=J9MGPGfwSdQC&pg=PA506&lpg=PA506&dq=Villa+de+Ferreira,+Capellins&source=bl&ots=lY57HE4I8B&sig=7OLxR2b9pDa_0EpKMcC_9FeZqdI&hl=pt-PT&sa=X&ei=oGxrU7bPFoX80QW7uIDwAQ&ved=0CCQQ6AEwAA#v=onepage&q=Villa%20de%20Ferreira%2C%20Capellins&f=false



Sem comentários:

Enviar um comentário

446 - Terras de Capelins  História de Capelins  A Doação das Vilas de Terena e de Ferreira, por D. Fernando I, a sua filha a Infanta ...