domingo, 28 de outubro de 2018

As toponímias de Montes e Herdades da Freguesia de Capelins

As toponímias de Montes e Herdades da Freguesia de Capelins 
Como sabemos, a Freguesia de Capelins tem muita história, todos os lugares têm a sua história e, decerto foram importantes para quem, a eles de alguma forma esteve ligado. Alguns desses lugares, têm essa designação devido ao nome, ou apelido de quem lá residia, trabalhava, ou que foi rendeiro/lavrador dessas terras. 
O Senhorio da Vila Defesa de Ferreira, (hoje Freguesia de Capelins) foi da Família Freire de Andrade, entre 1433 e 1674, ou seja, durante 241 anos.

A Família Freire de Andrade detinham o senhorio da Casa de Bobadela, constituída pela Vila de Bobadela em Oliveira do Hospital, a Vila Defesa de Ferreira e, mais tarde do Morgadio do Azinhal no Concelho de Évora.
Assim, conforme conhecemos, ainda hoje, a herdade junto ao rio Guadiana, designava-se herdade da Defesa de Bobadela, devido à Casa de Bobadela e, a herdade do Azinhal Redondo, ficou com a mesma designação do Morgadio do Azinhal que, como referimos, também era da Casa de Bobadela.

Monte do Azinhal redondo


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...