domingo, 14 de outubro de 2018

De Terena e Ferreira a Viana do Alentejo

De Terena e Ferreira a Viana do Alentejo 

Desde a cristianização das terras raianas do Alentejo, a Vila de Viana do Alentejo esteve associada à Vila de Terena em termos de doações, até 1314. Foram ambas doadas por D. Afonso III à Família Riba de Vizela (D. Martins Gil) e, em 1314 foram ambas doadas por D. Dinis ao seu filho Afonso, que veio ser o rei D. Afonso IV, conforme consta na Chancelaria de D. Dinis, depositada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Viana do Alentejo 

Após o falecimento de D. Martim Gil, senhor destes domínios, o rei Dinis de Portugal (1279-1325) tomou posse dos mesmos, passando Carta de Foral à povoação (1313) documento onde é denominada como Viana-de-a-par-de-Alvito, regulando-lhes as relações e doando cem libras para as suas obras de fortificação. Iniciaram-se, assim, as obras de construção do castelo e da cerca da vila. No ano seguinte (1314), a vila e seus domínios foram doados pelo soberano a seu filho, o futuro Afonso IV de Portugal, com a cláusula de a não trespassar a ninguém, salvo à esposa, a infanta castelhana D. Beatriz. 
Como sabemos, a doação de Viana e de Terena consta no mesmo documento de D. Dinis, logo, Terena e seu Termo (Concelho) que, incluía a Vila de Ferreira, foi doada ao Infante D. Afonso em 1314. 
Existem e temos acesso, a muitos outros documentos que comprovam essa realidade, contra a versão que as Vilas de Terena e Ferreira foram doadas a Afonso Sanches, (que recebeu os bens pertencentes a D. Martins Gil, falecido em Dezembro de 1312).
Até 1433, as Vilas de Terena e Ferreira encontram-se sempre associadas! Vila de Ferreira a par de Terena, talvez para não se confundir com Ferreira, municipio espanhol (Herrera de Alcântara) que foi portuguesa até ao Tratado de Alcanizes, em 12 de Setembro de 1297, situada perto de Cáceres, nem com Ferreira do Alentejo.

Castelo de Viana do Alentejo 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...