domingo, 31 de julho de 2016

Contrabando, um passado esquecido!
 
De Ferreira de Capelins a São Bento da Contenda (San 


Benito de la Contienda) 



Em mais uma das viagens noturnas de Ferreira de Capelins a São Bento da Contenda, os contrabandistas Ti Manuel e Ti António, foram vender 30 Kg de café cada um, correu tudo bem até ali, mas ao voltarem para Portugal com o dinheiro nos bolsos e algumas encomendas de clientes portugueses, nomeadamente botas para usarem no trabalho do campo e nas pedreiras de mármore onde então muitos trabalhavam, apanharam grande susto. Desciam um vale por onde em época de chuvas corria um pequeno curso de água, com alguma vegetação, canaviais e arbustos, vinham distraídos, falando da volta que tinham dado essa noite, quando o Ti António levanta os olhos e fica estarrecido, parou repentinamente e diz ao Ti Manuel:

- Olha lá o que está aí na nossa frente! O Ti Manuel pergunta-lhe: - E agora o que fazemos? E diz o Ti António: Fugimos, não?

O que tinham eles na sua frente? A guarda civil (Carabineiros), em cavalos e já os tinham visto. Eram um grande perigo, porque com os cavalos em terreno daquele tipo eram facilmente apanhados e tiravam-lhe o dinheiro e as coisas que traziam. O Ti António e o Ti Manuel eram raposas velhas nestas andanças e ao fugirem escolheram um local de difícil acesso aos cavalos e tentaram enganar os guardas. Fingiram que fugiam para trás, mas assim que ficaram a coberto de árvores e arbustos correram em sentido contrário para o meio de árvores e esconderam-se, ouviram os cavalos a passar a galope e assim que eles passaram começaram a correr o mais que podiam durante muitos quilometros, mas chegaram sãos e salvos a Portugal e quando chegaram a Ferreira de Capelins ainda olhavam para trás a certificarem-se que os cavalos não vinham atrás deles.
Disse-lhe: - Decerto, que a guarda civil não os queria apanhar, só queria assustá-los! Queria, queria, respondeu o Ti António, nós é que os enganámos! 
Era assim a vida dura dos contrabandistas do império do café! 

Igreja de São Bento da Contenda





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...