domingo, 31 de julho de 2016

Segredos de Capelins

Segredos das terras de Capelins

Como sabemos, existem muitas necrópoles (cemitérios de antigamente) na Freguesia de Capelins. Quando nos anos 50/60 começaram a fazer lavouras com tratores, mais profundas, surgiram muitas sepulturas em várias zonas da Freguesia, todas muito semelhantes. Sendo uma região muito povoada por Cristãos novos de origem judaica, a partir de 1500, levou-nos a pensar que algumas, senão todas, as sepulturas pertenciam a "marranos" (Falsos cristãos) que, não desejavam ser sepultados em solo cristão (dentro da Igreja de Santa Maria, nas Neves ou Santo António). Há poucos dias, em conversa com um Capelinense que, em companhia de outros homens abriram muitas sepulturas na herdade da Defesa de Ferreira, afirmou-nos que, em quase todas as sepulturas que abriram, existia uma pequena vasilha de barro, todas tinham ossadas que, pela sua dimensão eram de pessoas muito altas! Fomos averiguar sobre quais os povos que por aqui habitaram, teriam esse ritual e, concluímos que, essas sepulturas seriam de romanos! 
Quando começaram a lavrar com tratores na herdade da Negra, surgiram muitas sepulturas e ossadas a sul, perto do caminho do Carrão, existindo, ainda hoje, uma dessas sepulturas junto ao dito caminho, também, nos parece, serem de romanos, não só, porque neste lugar existia uma mina romana, mas também pela classificação do IGESPAR! Muito perto do Monte da Sina, também existem várias sepulturas sem datação e, outras, no altinho, entre a malhada do Monte de Nabais e, o respetivo Monte! Ainda existem outras escavadas na rocha na descida do caminho do Monte de Calados para o Poço das Cobras, tudo indica que sejam romanas, estando, apenas uma violada. Assim, parece-nos que, essas sepulturas/necrópoles que existem em vários lugares da nossa Freguesia, pelos menos 8, são de romanos e, dessa forma, indicam-nos os lugares onde eles habitaram há cerca de 2.000 anos. 


Foto net

Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...