quinta-feira, 28 de julho de 2016

Da Vila de Ferreira à Freguesia de Capelins - Santo António

Freguesia de Capelins (Santo António)

A Freguesia de Capelins (Santo António), é constituída por três Aldeias: Faleiros - Ferreira de Capelins - Montes Juntos e ainda uma pequenina parcela de Cabeça de Carneiro.
A sua história remonta ao período da pré história, conforme consta na carta arqueológica de Alandroal e no relatório do levantamento arqueológico e patrimonial do Alqueva, passando pelo Neocalcolítico, pelos Romanos que fundaram a Villa de Ferreira Romana na margem direita da Ribeira de Lucefecit, em frente às Águas Frias e Idade Média. Entre 1262 e 1836, estas terras, fizeram parte do Concelho de Terena. Em 1314, o rei D. Dinis fundou a Vila de Ferreira, quase todo o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins, como Vila Defesa, (semelhante a Couto de Homiziados), os seus moradores tinham a missão de defender militarmente estas terras, de eventuais invasores, em troca de diversos privilégios, sendo a sua sede o Lugar de Ferreira, junto às Neves, onde existia a Igreja Matriz de Santa Maria. Esta Vila Defesa foi entregue ao seu filho, Infante D. Afonso, que veio ser o rei D. Afonso IV, o qual, imediatamente a doou a sua esposa Dª Beatriz (de Espanha), entrando, assim, na Casa das Rainhas. Depois de ser doada a mais duas Infantas de nome Beatriz, foi doada em 1433 pelo rei D. Duarte a D. Gomes Freire de Andrade, permanecendo nesta Família até 1674, quando lhes foi retirada por falta de herdeiros diretos, ficando na coroa até ser doada ao Infante Francisco de Bragança, neto do Rei D. João IV, mas em 1698 as herdades da Defesa de Ferreira e Defesa de Bobadela foram doadas à Casa do Infantado e, o restante espaço geográfico foi dividido em herdades e courelas e vendidas a lavradores e seareiros. Em 1834 a Casa do Infantado foi extinta e os seus bens passaram para a Fazenda Nacional. As herdades na Freguesia de Capelins ainda estiveram arrendadas durante alguns anos, mas acabaram por ser vendidas a lavradores, entre os quais, Camões, Dias e outros.





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...