domingo, 31 de julho de 2016

Património Arqueológico das terras de Capelins

Património Arqueológico das terras de Capelins

Encontramos testemunhos arqueológicos em diversos lugares da atual Freguesia de Capelins, deixados por povoadores que aqui passaram e ficaram, desde há cerca de 5.000 anos. 
Alguns desses testemunhos encontram-se hoje submersos nas águas da albufeira de Alqueva que ocupa grande área desta Freguesia. 
Foi efetuado o levantamento arqueológico nos vales do rio Guadiana e das Ribeiras de Lucefécit e Azevel pela EDIA empresa responsável pela construção da referida barragem, que nos deu a conhecer alguns lugares que, quase ninguém dava importância.
As maiores evidências são da época romana, com cerca de 2.000 anos que se encontram por muitos lugares nesta Freguesia, com maior destaque para a Villa de Ferreira Romana, no outeiro dos castelinhos na Defesa de Ferreira de Cima, junto à Ribeira do Lucefécit em frente das Águas Frias, onde foram achados muitos artefactos pertencentes a essa civilização, como também, da Idade do ferro.
Os romanos viveram em toda a Freguesia de Capelins, embora, existam mais  evidências na Vila de Ferreira romana, Escrivão, Negra, Roncão, Amadoreira e Defesa da Bobadela. 
Como já aqui referimos foram abertas muitas sepulturas, principalmente
na herdade da Defesa de Ferreira, que se pensava serem de judeus que não queriam ser sepultados na Igreja de Santo António, mas parece que, eram de romanos, porque, conforme nos contaram algumas pessoas que as abriram, tinham no seu interior uma vasilha de barro, típicas nas ditas sepulturas.

Na década de 1940/50, o ti António e o ti Bernardo (já falecidos), trabalhavam na Casa Dias, na Defesa de Ferreira e abriram muitas sepulturas nos chamados ferragiais e, noutros lugares, sempre na esperança de encontrarem algum tesouro dentro de alguma sepultura, porém, todas tinham dentro as ossadas, ainda bem conservadas e uma vasilha de barro. O ti Bernardo (homem alto), tinha sempre de saber qual a altura da pessoa ali sepultada, assim, media os ossos das pernas do esqueleto e comparava-os com os seus e quase todos lhe indicavam que a pessoa ali sepultada era mais alta do que ele, o que causava grande surpresa e ficavam em dúvida: "Quem seriam aquelas pessoas?". Hoje, tudo nos indica que aquelas pessoas foram romanos e romanas habitantes das terras de Capelins há cerca de 2.000 anos! 

Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins, antes da recuperação em 2019




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...