domingo, 31 de julho de 2016

A rota do contrabando de Ferreira de Capelins - Bispas - Amadoreira - Defesa da Bobadela - Moinhos Novos - Além Guadiana

A rota do contrabando de Ferreira de Capelins - Bispas - 

Amadoreira - Defesa da Bobadela - Moinhos Novos - Além

 Guadiana 

Parte de mais uma das conversas com alguns antigos contrabandistas que, carregavam às costas, café e outros produtos, entre Ferreira de Capelins e, várias localidades localizadas na vizinha Espanha, desde Olivença a Barcarrota.
Era uma vida muito dura e, se a viagem corria mal, no caso de serem roubados ou intercetados pela guarda civil,  podiam ficar sem nada, até mesmo sem a vida!
A rota mais comum dos homens de Ferreira de Capelins, embora existissem muitas outras, era pela Silveirinha, Bispas, Amadoreira, Defesa de Bobadela, até aos Moinhos Novos, onde passavam o rio Guadiana em barcos a remos durante a noite, quanto mais escuro e, até chuva, mais segurança tinham! Os contrabandistas, conheciam tão bem os caminhos que, não precisavam de luz, muitas vezes iam por veredas pedregosas e, pelo meio de matos, até  aos locais que, antecipadamente, os barqueiros lhes indicavam, pensando sempre na sua segurança e, nos lugares para onde se dirigiam em Espanha, podendo ser desde a guarita de Santa Luzia, acima da herdade do Aguilhão, até aos Moinhos Novos. A carga pesava cerca de 30 Kg, saíam de Ferreira de Capelins pelas 22/23 horas e, faziam rapidamente o caminho, em cerca de 1:15 horas, a pé, até ao rio Guadiana! Já em Espanha, o perigo era dobrado, mas tinham de continuar, porque era esta a atividade escolhida e, que podiam ganhar um pouco mais, com risco da própria vida, para governar a sua Família!

Contrabandistas 

Foto net




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...