domingo, 17 de junho de 2018

A Festa da Santa Cruz na Aldeia de Ferreira

A Festa da Santa Cruz na Aldeia de Ferreira 

Até ao início da década de 1960, realizava-se no início do mês de Maio a Festa da Santa Cruz em Ferreira de Capelins e em Montes Juntos, existindo alguma rivalidade saudável, entre estas Aldeias, onde faziam tudo para que a sua Festa da Santa Cruz fosse melhor do que a da outra, obrigando os protagonistas a maior dedicação no sentido de alcançarem esse objetivo, que se traduzia num grande orgulho.

Festa da Santa Cruz tinha um carácter essencialmente religioso, mas também profano e, era entendida como a representação de uma pecadora que encontrou Jesus Cristo arrastado e ensanguentado quando estava a ser agredido pelos Judeus em Jerusalém!

Esta Festa, era muito diferente das outras, tinha características muito peculiares, desde as roupas dos figurantes, os doze rapazes, bem vestidos, de fatos escuros, acompanhados de armas (caçadeiras, calibre 12) que, disparavam em conjunto durante os cânticos, mas em vez de chumbo, as armas expeliam papelinhos coloridos.

Desta Festa, também faziam parte catorze raparigas, (a Mordoma, a Madalena, oito cantadeiras e quatro madrinhas). Vestiam-se de branco, porque o branco significava pureza e, era assim que se vestiam os apóstolos. 

A Madalena vestia-se de preto e, levava os cabelos soltos, mostrando-se triste e pecadora, (é descrita no Novo Testamento como uma das discípulas mais dedicadas de Jesus Cristo).

As cantadeiras e as madrinhas representavam os doze apóstolos de Jesus de Cristo. 

Os rapazes apresentavam as espingardas numa posição de defesa, da Cruz e das raparigas que, iam ricamente vestidas e cobertas de algum ouro e prata. 
As crianças participavam na Festa com bandeiras e vestidas de anjos (os anjinhos). 
A Festa da Santa Cruz, era complementada com a parte "profana", ou seja, com bailes e outros divertimentos, sendo propícia a novos namoricos e, também, aos "calmeiros". 
Existem muitas peripécias passadas nas Festas da Santa Cruz em Ferreira de Capelins e em Montes Juntos. 

Festa da Santa Cruz em Ferreira de Capelins anos de 1940/50



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...