domingo, 17 de junho de 2018

278 - Terras de Capelins 

Percursos Pedestres de Capelins 
PR 6
PERCURSO
A Rota tem início no cruzamento das estradas da Aldeia de Ferreira e da Aldeia do Rosário, em frente do Lagar da Casa Dias. Aqui podemos observar o imponente e recentemente restaurado Lagar de Ferreira.
Caminhamos na direcção da Aldeia do Rosário para Nordeste e na mesma direcção mais 50 m e curvamos para o lado direito, para Este, entrando num caminho de terra batida, herdade da Defesa de Ferreira. 
A cerca de 600 m de caminho encontramos o Lavadouro Público, (Poço da Bomba).
Passamos a Ribeira do Carrão, caminhamos na margem da mesma 600 m para Sudeste, curvamos à esquerda voltando a cruzar a mesma Ribeira e entramos num caminho de saibro.
Vamos caminhar pouco mais de 2300 m para Nordeste passando o Monte do Nunes, sempre por caminho de saibro.
Chegando ao Monte do Colmeal curvamos à esquerda, para Noroeste, e caminhamos 600 m até ao Monte do Escrivão, por estrada de terra batida.
Variante 1 - No Monte do Colmeal podemos curvar à direita e caminhar 4 kms para Sul.
Vamos ter à Aldeia de Montejuntos, aqui podemos fazer a Rota PR7 “Os Caminhos do Contrabando”, esta variante não está marcada.
Variante 2 - A partir do Monte do Escrivão podemos curvar à direita, para Nordeste, e visitar as margens do Rio Lucefécit agora Alqueva. Um passeio de 2 kms, um para ir e outro para voltar, esta variante não está marcada.
Na nossa Rota, a partir do Monte do Escrivão, caminhamos 1700 m para Noroeste até ao Monte de Ferreira, do lado direito já avistamos a Ribeira de Lucefécit.
Passando o Monte de Ferreira, vemos do lado direito um Cruzeiro, 100 m à frente temos a Ermida de Nossa Senhora das Neves, a Necrópole de sepulturas escavadas na rocha, um Forno e outro Cruzeiro.
Caminhamos pouco mais de 1100 m para Noroeste até quase chegarmos à margem da Ribeira do Lucefécit.
Aqui curvamos para a esquerda, para Sudoeste, e caminhamos 800 m até estrada de alcatrão, Ferreira - Rosário.
Variante 3 -Podemos caminhar 150 m para Norte, pelo aceiro, e visitar a entrada de uma Mina Romana. Esta variante não está marcada.
Variante 4 - Se continuarmos para Norte cerca de 3 kms, pela estrada municipal, vamos passar a Ribeira de Lucefécit e chegar à Aldeia do Rosário. Aqui podemos fazer a Rota
PR4“Nas margens de Alqueva”, não estando esta variante marcada.
Continuando a nossa Rota caminhamos 3 kms para Sudoeste e voltamos ao Lagar de Ferreira.
Variante 5 - Se ainda tivermos fôlego podemos continuar 1500 m, para Oeste e visitar a Igreja de Santo António de Capelins. Podemos observar vários Jogos do Alquerque nos bancos, esta variante não está marcada. 
In CM de Alandroal

Lagar 


Sem comentários:

Enviar um comentário

283 - Terras de Capelins  História de Capelins  Escritura da Courela onde foi construída a Igreja de Santo António Como sabemos, as ...