domingo, 17 de junho de 2018

Ermida de Nossa Senhora das Neves - Capelins

Ermida de Nossa Senhora das Neves - Capelins

Até ao ano de 1667 encontramos no Arquivo Distrital de Portalegre alguns testamentos Paroquiais de moradores na Vila de Ferreira, porque, esta região eclesiástica pertencia ao Bispado de Elvas, onde são descritas as missas rezadas ou cantadas, assim como, o que é deixado pelo testamentário aos beneficiários residentes na Villa de Ferreira e, até de Terena. 
Sobre a existência da Igreja Matriz de Santa Maria de Ferreira, o senhor Túlio Espanca escreve que já existia em 1320 e, confirma-se no livro dos padroados, pensamos que, foi mandada construir por D. Gil Martins, quando lhe foi doada a Vila de Terena e seu Termo (Concelho) cerca de 1262.
No início de 1700 já surge em vários documentos a Ermida de Nossa Senhora das Neves, assim, concluímos que, o seu edifício foi construído nos finais de 1600, ficando a dúvida se não foi aproveitado parte do edifício anterior que olhava a norte, no lugar onde se encontram as sepulturas e, a casa lateral. 
Sem dúvida que, com alguns Montes das herdades, já reconstruídos, é dos edifícios históricos mais antigos da Freguesia de Capelins que, também já foi reconstruido ou reparado várias vezes.
No dia 05 de Agosto de 2019 realizou-se a inauguração da sua restauração por vontade da benemérita, Dª Vicência Moreira, filha do Senhor Manuel do Monte de Ferreira, com a presença e missa rezada pelo Arcebispo de Évora D. Francisco José Vilas Boas Senra de Faria Coelho.

Ermida de Nossa Senhora das Neves - Capelins antes da reconstrução de 2019


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...