sábado, 5 de novembro de 2016

Resenha histórica de Terena - Concelho entre 1262 e 1836

Resenha histórica de Terena - Concelho entre 1262 e 1836

Como sabemos, a então herdade de Terena foi doada cerca de 1252 por D. Afonso III a D. Gil Martins Riba de Vizela, o qual, com sua esposa Dª Maria João concedeu o primeiro Foral a Terena em 1262 e assim, nasceu o Concelho de Terena. 

A seguir podemos ler e ter uma ideia o que realmente era um foral:



CARTA DE FORAL
Uma Carta de Foral, ou simplesmente Foral, foi um documento real utilizado em Portugal, que visava estabelecer um Concelho e regular a sua administração, deveres e privilégios. A palavra "foral" deriva da palavra portuguesa "foro", que por sua vez provém do latina "fórum".

Os Forais foram concedidos entre o século XII e o século XVI. Eram a base do estabelecimento do município e, desse modo, o evento mais importante da história da vila ou da cidade. Era determinante para assegurar as condições de fixação e prosperidade da comunidade, assim como no aumento da sua área cultivada, pela concessão de maiores liberdades e privilégios aos seus habitantes.
O Foral tornava um concelho livre do controlo feudal, transferindo o poder para um concelho de vizinhos (concelho), com a sua própria autonomia municipal. Por conseguinte, a população ficava direta e exclusivamente sob o domínio e jurisdição da Coroa, excluindo o senhor feudal da hierarquia do poder.
O Foral garantia terras públicas para o uso coletivo da comunidade, regulava impostos, pedágios e multas e estabelecia direitos de proteção e deveres militares dentro do serviço real.
Um pelourinho estava diretamente associada à existência de um Foral. Era erguido na praça principal da vila ou cidade quando o Foral era concedido e simboliza o poder e autoridade municipais, uma vez que era junto ao pelourinho que se executavam sentenças judiciais de crimes públicos que consistissem em castigos físicos.
Os forais entraram em decadência no século XV, tendo sido exigida pelos procuradores dos concelhos a sua reforma, o que viria a acontecer no reinado de D.Manuel I de Portugal. Foram extintos por Mouzinho da Silveira em 1832.
HISTÓRIA ADMINISTRATIVA/BIOGRÁFICA/FAMILIAR
A Freguesia de São Pedro também aparece denominada por São Pedro de Terena.
Actualmente é conhecida por Terena. Fica localizada no centro do Concelho do Alandroal.
As origens da Vila de Terena são muito antigas, supondo-se que ascendam à época romana ou cartaginesa.
O seu primeiro Foral foi concedido no século XIII (Fevereiro de 1262) pelo Cavaleiro D. Gil Martins e sua mulher D. Maria João, que se empenharam em povoá-la.
No século XVI, em 10 de Outubro de 1514, o Rei D. Manuel I concedeu-lhe Foral da Leitura Nova.
A Freguesia inclui as localidades de Terena e de Hortinhas.
O orago é São Pedro. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...