sábado, 5 de novembro de 2016

Resenha histórica da Aldeia do ROSÁRIO - Alandroal

Resenha histórica da Aldeia do ROSÁRIO - Alandroal
Foi sede de uma freguesia extinta do concelho do Alandroal.
Embora se desconheça a data exacta da sua fundação, sabe-se documentalmente que já existia no ano de 1588. A freguesia esteve desde sempre integrada no município do Alandroal e confrontava a ESTE, com o antigo concelho de Juromenha e Oeste e Sul com o antigo concelho de Terena.
Foi extinta nos primeiros anos do século XX, tendo sido integrada na freguesia de Nossa Senhora da Conceição (Alandroal). Conserva-se a igreja paroquial de Nossa Senhora do Rosário, cuja construção foi iniciada no século XVI. 

Antiga Freguesia de Nossa Senhora do Rosario, curado da ordem de Aviz do Termo da Villa do Alandroal.
Pertence 20 ex.™ sr . Carlos Eugénio de Almeida, par da reino.
Está situada a Igreja parochial de Nossa Senhora do Rosário uma légua a O. da ín. d. do Guadiana, na estrada de Elvas para Monsaraz. Dista do Alandroal 2 '/* ' para S. E. 
Compreende esta Freguesia as herdades de Parreiras, Alcalate, de El-Rei (que pertence à sereníssima casa de Bragança), D. Pedro, Castanhos, Tijoso, Serrinha, Pigeiro, Pereiros, Monte Velho, Ronca, Zambujeira, Curralinhos, Aguas Frias de Cima, Aguas Frias do Meio, Aguas Frias de Baixo, Pego do Bufo, Aguilhão, Ordem, Milreu, Stª Luzia, Bello, Monte da Fonte, Apóstolos, Misericórdia de Cima, Misericórdia de Baixo, Galhanos, Xurreira, Figueiras, Bolhas, Outeiro, Soveral ou Sobral, Bentinha, Ruivana, S. Ildefonso, Casco, Cabeça de Carneiro, Gandra, Cabeça Gorda, Proviços, Casaes, Casa do Sacristão, Taipa, Moinho do Botas, Moinho dos Mocissos, Monte do Alegre, Fonte da Silva, Malhada Quente, Val de Pereiro, Tapada, Monte Novo, Colmeal, Colmeal de Milreu; e Casco Courellas de Pereiros, Terça, Rogado. 
Em 1708 pertencia a esta Freguesia a ermida de S. Miguel, no monte do mesmo nome, edificada sobre as ruínas do templo do Deus Endovelico, de que já falámos na descripção do Alandroal. 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Alandroal 





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...