domingo, 21 de agosto de 2016

Resenha histórica de Capelins 04-06-1793

Resenha histórica de Capelins 04-06-1793

Data do surgimento de Capelins associado à Freguesia nos livros Paroquiais

O primeiro documento Paroquial que encontramos e onde está registada "Igreja de Santo António de Capelins" é o assento de um óbito no dia 04 de Junho de 1793. 
O livro de assentos de óbitos onde se verifica o referido registo foi aberto pelo Padre Marcellino José Pereira, Reitor do Collégio dos Santos Innocentes e Escrivão das Rubricas em 23 de Novembro de 1791, pelo que com base nesse documento podemos confirmar que em Novembro de 1791, a Paróquia ainda não se designava de Santo António de Capelins, mas de Santo António, termo da Villa de Terena.
Abertura do livro de assentos de óbitos:
"Aos vinte e tres dias do mes de Novembro de mil sete centos e noventa hum, pelo Rdº Parocho (Pároco) da Freguesia de Santo António, termo da Villa de Terena me foi apresentado para rubricar este livro que háde servir para os assentos dos óbitos da dita Freguesia, o qual numerei e rubriquei na forma que se segue como Escrivão das Rubricas pella Provisão do Exmo Rmo exmo Snr Arcebispo da Metropole, de que fis este termo e eu o Pº. Marcellino José Pereira, Reitor do Collegio dos Santos Innocentes, o Escrivão das Rubricas o escrevi.
Assim, na abertura deste livro em Novembro de 1791, a Freguesia ainda não se denominava "Capelins".

Óbito de 04-06-1873 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...