domingo, 21 de agosto de 2016

De Santa Maria a Nossa Senhora das Neves

De Santa Maria a Nossa Senhora das Neves 

No livro "Inventário Artístico de Portugal" 1978 de Túlio Espanca" podemos ler: " Primitiva Matriz da Vila de Ferreira, com o título original de Santa Maria e já existente no ano de 1320 como vinculo do padroado real (...). Da traça primitiva da fundação medieval, nada existe atualmente, (...)." Seguidamente é descrita a nova Ermida de Nossa Senhora das Neves, construída nos finais de 1600!
Com
esta descrição de Túlio Espanca, que esteve presente na dita Ermida  e devido à fonte onde recolheu algumas das suas informações, concluímos que, a Paróquia de Ferreira deve existir desde cerca de 1510 e porquê? Porque verifica-se que, em 1510 já estão registadas Visitações de clérigos a algumas Paróquias.
No que se refere à da Villa de Ferreira, sabemos que foi feita uma Visitação por um clérigo no verão de 1534 (dizemos no verão, em comparação com as datas que conhecemos no então Concelho de Monsaraz). 
No ano de 1572/3 já se encontram Registos Paroquiais na Paróquia de São Pedro de Terena onde constam as Freguesias de Santiago e de Santo António.
Esta Visitação de um clérigo a todas as Paróquias do Bispado de Évora, (ainda não era Arcebispado), mandada fazer pelo Bispo Infante D. Afonso (Filho do rei D. Manuel I), (ora se foi a todas as Paróquias e o clérigo esteve na Vila de Ferreira em 1534 (isso está registado no Livro da Visitação da Diocese de Évora de 1534, codigo CXXIII-1-1. Biblioteca Publica de Évora, então isso significa que a Vila de Ferreira em 1534 já seria Paróquia. (Esperamos consultar esse famoso livro).
Já tivemos a oportunidade de ler os resultados de algumas Visitações a Paróquias vizinhas da atual freguesia de Capelins e podemos informar que os clérigos tinham como missão averiguar duas situações: A espiritual e a temporal. A espiritual, baseava-se no número de fregueses existentes e os que iam às missas e a sua colaboração em todos os atos religiosos. A temporal tinha a ver com os materiais, o seu estado e a sua existência ou não, ou seja como se encontrava a estrutura das Igrejas, as taças, os bancos, as cruzes, as imagens as pias e outros. Eram depois assinaladas as deficiências e dado um prazo curto para que tudo fosse corrigido.
Os Registos Paroquiais de Santo António, tiveram início em 1633 pelo Padre Luís de Campos, mas como foi referido, tiveram início cerca de 1572 na Paróquia de São Pedro de Terena, que se encontram ao dispor via on-line.


Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...