domingo, 21 de agosto de 2016

De Santa Maria de Ferreira a Nossa Senhora das Neves

De Santa Maria de Ferreira a Nossa Senhora das Neves

Conheça como a padroeira da Villa Defesa de Ferreira, da Igreja Matriz desta Villa passou a designar-se Nossa Senhora das Neves no ultimo decénio de 1600, quando foi construída a nova Igreja, substituindo a Igreja Matriz de 1262. (Santa Maria e Nossa Senhora das Neves são a mesma divindade)
Nossa Senhora das Neves

Santa Maria Maior
05 de Agosto
Um facto curioso que a tradição da igreja nos lembra é o da neve de um verão do século IV.
Narra a tradição que um casal de certa idade, porém de muitas posses e sem ter herdeiros, vivia em oração, pedindo a Nossa Senhora uma orientação quanto ao destino de seus bens.
Era noite de 4 para 5 de agosto, quando o senhor João teve um sonho revelador em que Nossa Senhora lhe aparecia e indicava o topo de um monte que no dia seguinte estaria coberto de neve: seria o local da construção de uma igreja a Ela dedicada.
Na manhã de 5 de Agosto, a notícia de um estranho fenómeno abala toda a cidade de Roma: o Monte Esquilino estava coberto de neve.
Vendo no fenómeno a confirmação do seu sonho, o casal decide visitar o Papa Libério, que com todo o clero de Roma vai ao local.
O feliz casal iniciou a construção e a basílica passou a ser chamada “Santa Maria Maior” por ser a mais importante basílica Mariana.
A basílica de Santa Maria Maior é uma das basílicas papais, que possuem trono e altar papais, além de uma porta santa para o jubileu romano. Como curiosidade no interior da basílica, em uma das capelas laterais, está, segundo a tradição, o berço do Menino Jesus.
A cada 5 de agosto uma celebração solene lembra o milagre das neves, com uma chuva de pétalas de rosas brancas.
Ao iniciar o seu pontificado, o Papa João Paulo II pediu que deixassem para todo o sempre, uma lamparina de óleo acesa diante do ícone da Santa Maria Maior.
Que a lâmpada da devoção não se apague com o vento da indiferença e muito menos, com a frieza dos corações. 


Nossa Senhora das Neves - Basílica




Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1.

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...