terça-feira, 21 de março de 2023

Resenha histórica de vidas da Família "Códices" de Capelins

 Resenha histórica de vidas da Família "Códices" de Capelins

Aos vinte e quatro dias do mês de Setembro de mil oitocentos e quarenta e oito anos, nesta Paroquial Igreja de Santo António de Capelins, Termo de Terena, recebi como marido e mulher a José Francisco (Códices), filho de Henrique José Leal e de Luíza do Valle, naturais da Villa do Alandroal, com Maria Antónia (Nunes), nascida no dia dez de Janeiro de mil oitocentos e trinta e um, filha de José Nunes e de Francisca Maria, naturais da Freguesia de Santo António de Capelins e moradores em Montes Juntos.
Como podemos verificar, no Registo do casamento de José Francisco (Códices), não consta o apelido "Códices", porque não era, porém, nos Registos de nascimento dos seus filhos, em quase todos, já está registado José Francisco Códices, exceto em dois ou três, depois, no Registo de casamento de alguns dos seus filhos está "Codice", como, também, em alguns netos consta "Codisse" ou "Codisses", isto, porque cada Pároco escreveu como entendeu, levando as pessoas desta linhagem a pensar que pertencem a linhagens diferentes, mas é a mesma família.
* O pai de José Francisco (Códices), chamava-se: Henrique José Lopes, nasceu no dia 13 de Junho de 1773, na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição no Alandroal.
* Os avós paternos de José Francisco (Códices), chamavam-se: José Lopes e Catarina Josefa, casaram em 10 de Agosto de 1762, ambos naturais da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alandroal.
* Os bisavós paternos de José Francisco Códices) chamavam-se: Inácio Lopes, natural de Ervastenrras, Bispado de Viseu, e Maria Gonçalves, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alandroal.
* A família paterna de José Francisco (Códices), era natural e moradora no Alandroal ou arredores, como na Horta da Fonte das Freiras e na herdade da Gamela, exceto o bisavô Inácio Lopes que era natural do Lugar de Ervastenrras, Bispado de Viseu.
* A mãe de José Francisco (Códices), chamava-se Luíza Maria do Valle, nasceu no dia 14 de Outubro de 1780, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alandroal.
* Os avós maternos de José Francisco Códices), chamavam-se: Francisco do Valle e Ana Micaela, casaram no dia 26 de Janeiro de 1780, eram ambos naturais da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alandroal.
* Os bisavós maternos de José Francisco, chamavam-se José da Rosa e Josefa Maria, eram ambos naturais da Freguesia de Nossa Senhora da Conceição do Alandroal.
* A família materna de José Francisco (Códices), era natural e moradores no Alandroal.
Ao analisarmos os nomes da família paterna e materna de José Francisco (Códices), desde o início de 1700, não encontramos o apelido "Codices" em nenhum dos seus ancestrais, nesse caso, por analogia com o que era normal dessa época, parece-nos que, o apelido "Códices" foi herdado do avô materno, ou seja, de Francisco do Valle, mas o apelido oficial deste, era: "Valle", nesse caso, como em muitas situações, o dito apelido seria popular, Francisco do Valle, era militar no regimento de cavalaria da guarnição da Praça de Olivença, onde morava, por isso, talvez este fosse o apelido de "guerra" que, depois o seu neto em memória do avô chamou-o a si, e fê-lo registar pelos padres, conforme consta nos Registos Paroquiais.
Assim, o apelido da família "Códices" teve início em José Francisco, em 1824, porque, como podemos verificar a família paterna era "Lopes" com origem no Lugar de Ervastenras, Bispado de Viseu, e a família materna era de apelido "Valle", de Alandroal.
José Francisco (Códices), com vinte e quatro anos de idade encontrou a Maria Antónia (Nunes), de dezassete anos, na Freguesia de Santo António de Capelins, em Montes Juntos, onde o pai dela, José Nunes, tinha o seu Monte, junto ao dos irmãos e da sua mãe, Inácia Vellada, já viúva talvez 4/5 Montes geminados, abaixo do Monte do Manantio e que, deram a toponímia à atual Aldeia de Montejuntos.
Maria Antónia (Nunes), era neta do lavrador mais rico da Freguesia de Santo António de Capelins, Anastácio Nunes, lavrador da herdade da Zorra e, dono do Moinho das Azenhas D' El-Rei de fora e de metade do Moinho Novo de Cima, mas o avô casou três vezes e, como teve muitos filhos, logo a herança foi muito dividida, mas foi essa herança que deu origem a Montes Juntos, uma vez que, permitiu a construção dos ditos Montes da família Nunes.
Após o casamento, José Francisco (Códices), com a profissão de sapateiro, instalou a sua oficina em Montes Juntos, começou a fazer botas de cabedal e, com a Maria Antónia, começaram a fazer filhos, verificando-se, sem ir ao pormenor, nos Registos Paroquiais de Santo António de Capelins que, tiveram pelo menos os seguintes, de nomes: Domingos, Dionísio, Francisca, Maria, Francisco, Manuel, Miguel, José, António, João, Joaquim, Mariana e outros, nascidos desde o casamento em 1848 até 14-07-1872, quando nasceu a última filha chamada Mariana Códices, foram 24 anos a povoar a Freguesia de Capelins.
A partir do ano de 1872, não encontramos o nascimento de mais filhos de José Francisco Códices que, nesta data, tinha 48 anos de idade e a esposa Maria Antónia (Nunes) tinha 41 anos, pelo que, seria normal a continuação do nascimento de mais filhos, mas depois de várias pesquisas fomos surpreendidos com o Registo do óbito de Maria Antónia (Nunes), onde o Pároco de Santo António, Manuel Maria Fernandes, escreveu: "No primeiro dia do mês de Dezembro do ano de mil oitocentos e setenta e seis às cinco horas da tarde nos Montes Juntos desta Freguesia de Santo António de Capelins, Concelho do Alandroal, Diocese de Évora, faleceu, tendo recebido os Sacramentos da Santa Madre Igreja um indivíduo do sexo feminino por nome Maria Antónia de idade de quarente e cinco anos, viúva de José Francisco Códices, natural e paroquiana desta Freguesia, filha legítima de José Nunes e de Maria (Clemente) ambos desta Freguesia a qual não fez testamento, e deixou filhos e foi sepultada no cemitério público e para constar lavrei em duplicado este assento que assino, Era ut supra.
O Pároco Collado, Manuel Maria Fernandes"
Conforme consta neste Registo de óbito, Maria Antónia faleceu no dia 01 de Dezembro de 1876, com 45 anos de idade e, no mesmo Registo, o Pároco escreveu que já era viúva de José Francisco Códices, pelo que, ele faleceu entre 1872 e 1876, não encontramos o respetivo Registo de óbito, porque, não deve ter falecido em Montes Juntos, também não se encontra registado na Vila de Terena nem do Alandroal, levando-nos a pensar que, deve ter falecido num Hospital, ou Estremoz, Évora ou Elvas e não foi sepultado no cemitério de Santo António de Capelins, mas, decerto faleceu com cerca de 50 anos, talvez com alguma moléstia eram muito comuns nessa época.
Quando Maria Antónia (Nunes) faleceu em 1876, tinha a filha mais nova, chamada Mariana Códices, 4 anos de idade, parece-nos que, ficou em casa de familiares moradores em Capelins de Cima, de onde saiu para casar aos 21 anos de idade, com Jacinto José natural de Elvas, sendo avó da família Varandas e Códices de Capelins de Cima.
A filha Francisca Maria Códices, casou em 15 de Março de 1879, com Manuel Rosado Correia, (meus trisavós), em Montes Juntos.
O filho Domingos António Códices, casou com Maria Antónia, em 14 de Outubro de 1880, de Montes Juntos.
O filho Dionísio Códices, casou com Francisca Maria, natural da Vila de Terena, em 26 de Outubro de 1881 na Igreja de Santo António de Capelins, talvez porque, sua mãe Catarina Maria era natural desta Freguesia.
Dionísio Códices, era militar de carreira.
O filho João José Códices, casou com Josefa Maria, de Montes Juntos em 23 de Fevereiro de 189.
O filho Joaquim José Códices, casou com Antónia Maria, em Santiago Maior, ficando a residir nas Lages.
Parece que, os filhos e filhas, ainda eram todos, ou quase todos solteiros, quando os pais faleceram.
Os outros filhos, casaram em diversas localidades, por isso, encontramos o apelido "Códices ou Códice", por toda a região.
Era assim, a história de vidas de muitas famílias de Capelins, nessa época.
Fim
Texto: Correia Manuel
Registo do nascimento de José Francisco Códices, em Alandroal 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...