quarta-feira, 24 de junho de 2015

A visita D' El-Rei D. Sebastião ao Algarve e Alentejo, em 1573

A visita D' El-Rei D. Sebastião ao Algarve e Alentejo, em 1573

Como sabemos, a vida do nosso rei D. Sebastião foi muito curta, nasceu no dia 20 de Janeiro de 1554 e morreu em 04 de Agosto de 1578 em Alcácer Quibir, então com 24 anos. Foi acusado de viajar pouco no nosso país, mas compreende-se que teve pouco tempo para o fazer. No entanto, são conhecidas duas visitas às Praças do Algarve, em 1571 e 1573, nesta última, também visitou várias Praças do Alentejo. Assim, saíu de Évora no dia 02 de Janeiro de 1573 com uma pequena comitiva de Senhores, Fidalgos e Ministros, entre os quais, o senhor D. Duarte, seu tio; o Duque de Aveiro, Jorge de Lencastre; D. Pedro Dinis de Lencastre, irmão do anterior; o Conde de Vimioso D. Affonso de Portugal e dois filhos deste; D. Diogo da Sylveira, Conde de Sortelha, Guarda Mor de sua pessoa; D. Alvaro de Castro, que foi depois seu valído e já era favorecido; D. Fernando Alvares de Castro, que parece ser filho do anterior; D. Martim Pereira, que tinha o lugar de vedor da Fazenda; Francisco de Távora, Reposteiro Mor; D. Luís de Menezes, Alferes Mor; Filippe de Aguilar, que servia de vedor da Casa; Sancho de Tovar, que fazia o seu offício de Monteiro Mor; Bhaltazar de Faria, Almostácer Mor; Manoel Quaresma, e Miguel de Moura, secretários; D. Martinho de Sousa; D. João de Castro; José Gonçalves da Câmara; D. João da Sylveira; Christóvão fr Távora e Pedro Guedes, estes erão os Fidalgos, que fazião a Corte. Os moços erão D. Alvaro da Sylveira, que servia do Pendão; D. Luíz, irmão deste, D. Alvaro, D. João de Castro, D. Lucas e D. João de Portugal, filhos do Estribeiro Mor, que hum servia com a mala, e o outro com a caldeirinha, com D. Alvaro da Sylveira, filho do Guarda Mor. 
Como referimos saíu de Évora, por: Viana do Alentejo - Cuba - Beja - Entradas - Castro Verde - Cabeços - Almodôvar - Ourique - Messejana - Vila de Colos - Odemira - Odeceixe - Aljezur - Lagos - Cabo de S. Vicente - Sagres - Quarteira - Loulé - Faro - Tavira - Castro Marim - Alcoutim - Mértola - Serpa - Moura - Mourão (a visita vai continuar, contamos no próximo episódio).
D. Sebastião visitou a Praça de Castro Marim no dia 03 de Fevereiro de 1573, aqui Despachou, fez Justiças, audiências e passeou, visitou a barra do rio Guadiana e a Vila de Ayamonte, foi grande festa para portugueses e para espanhóis que o aplaudiram como sendo seu rei. Voltando a Castro Marim, dali seguiu de barco na manhã de 04 de Fevereiro, com destino a Alcoutim, (só neste percurso utilizou barco, o restante foi sempre por terra), em Alcoutim, foi recebido pela Condessa de Alcoutim Dª Maria da Sylveira de Meneses, na sua Casa Apalaçada, com um banquete digno de tão honrado visitante. No dia seguinte, continuou a sua visita às Praças antes referidas, até chegar a Mourão no dia 8/9 de Fevereiro de 1573, onde foi recebido por D. Diogo de Mendonça de Lima, Alcaide Mor da Praça de Mourão. É a partir de Mourão que se deu a surpresa, sobre as Terras que visitou e por onde seguiu até chegar a Vila Viçosa no dia 12 de Fevereiro de 1573, onde acabou esta jornada.
continua!...

D. Sebastião




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...