quinta-feira, 11 de junho de 2015

José Diogo, militar de Capelins 1828/1834

José Diogo, militar de Capelins  faleceu no Porto, na guerra civil de 1828/1834 entre Liberais e Absolutistas.

A guerra civil verificada em Portugal entre 1828/1834, entre os Liberais Constitucionalistas de D. Pedro IV e os Absolutistas aliados do seu irmão D. Miguel, deixou marcas profundas no nosso país, inclusivé à região de Capelins por diversas formas, entre elas, levou à morte no Porto de um militar de Capelins, chamado José Diogo, então, já casado com Justina Maria, que ficou viúva, decerto muito nova. Prevê-se que, a sua morte se deu em 1832, porque foi no dia 8 de Julho de 1832 que D. Pedro IV, vindo dos Açores, desembarcou as suas tropas na praia dos ladrões, depois, chamada praia da memória, no Mindelo, entricheirando-se na Cidade do Porto, onde foram imediatamente cercadas pelas tropas de D. Miguel. Pensamos que, este militar estaria ao serviço de D. Miguel, porque os latifundiários do Alentejo, estavam ao seu lado e disponibilizaram os seus empregados, capazes, para lutar nas suas fileiras, falecendo o José Diogo no momento do desembarque das tropas de D. Pedro IV, ou já no cerco do Porto, em 1832. Segundo o Pároco António Laurentino, o José Diogo morreu num ataque no Porto, deixando viúva, Justina Maria que, conforme consta no assento Paroquial que transcrevemos, veio casar novamente em 1835.

"Em os onze dias do mez de Outubro de mil oitocentos e trinta e cinco n' esta Parochial Igreja de santo António de Capelins, termo de Terena e Arcebispado D' Évora assisti ao Matrimónio que entre si celebrarão in facie Eulésio por palavras de presente entre marido e mulher na forma do sagrado Concílio Tridentino, e Constituições deste Arcebispado, Salvador Gonsalves viúvo de Maria da Conceição, que faleceo nesta Freguesia, com Justina Maria, viúva de José Diogo que faleceo em hum ataque no Porto, ambos moradores nesta Freguezia. Forão testemunhas Manoel Gonsalves, morador no Aguilhão, Freguezia do Rozário, termo do Alandroal, e Vicente Rodrigues, morador no Monte do Meio, desta Freguezia, e para constar fiz este termo que assignei em dia, mez e anno ut supra.
Parocho António Laurentino Sopra Godinho
Manoel Jorge
Vicente Rodrigues" 


Casamento de Justina Maria 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...