sábado, 6 de junho de 2015

Capelins Enclave do Grande Lago de Alqueva

Capelins Enclave do Grande Lago de Alqueva

A toponímia Montes Juntos, surgiu no dia 22 de Novembro de 1824, na Escritura de um terreno aforado em enfiteuse a Izidoro Manuel, o qual, estava casado com Joana Maria Nunes, e declarou ao Tabelião do Cartório de Terena que morava nos Montes Juntos, devido a existirem alguns Montes (geminados) da mesma Família "Nunes".
Desde 1636, encontramos registados nos Registos Paroquiais de Santo António, alguns Montes (habitações) nesta região, entre os quais: Galvoeira e Seixo, apenas Montes das herdades, porque os Montes da Capeleira, Salgueiro, Janelas, Almas, Manantio e outros, só surgiram após 1698.
Assim, a nossa conclusão é que, na região onde se situa a atual Aldeia de Montes Juntos, existiam vários Montes (habitações rurais), sendo o Pároco de Santo António de Capelins, João Baptista de Carvalho a escrever pela primeira vez, a toponímia de Montes Juntos nos respetivos Registos Paroquiais no ano de 1830.
É de salientar que, quando o referido Pároco começou a escrever Montes Juntos em 1830, já existiam muitos Montes no triângulo, Capeleira - Salgueiro - Almas - Manantio, porque, cerca de 1698 foram aforadas em enfiteuse aos seareiros, muitas courelas desde a herdade da Galvoeira até Boavista retiradas do Baldio do Manantio e que, a maioria encabeçavam com a herdade do Seixo e algumas com a herdade da Galvoeira, nas quais, foram construídos vários Montes, muito antes de surgirem os referidos Montes Juntos.
A Freguesia até cerca de 1790, designava-se de Santo António, Termo da Vila de Terena, passando nessa data a constar "Santo António de Capelins. 
Em 06 de Novembro de 1836, pelo Decreto de Mouzinho da Silveira, foram extintos os Concelhos de Terena e de Ferreira de Capelins, sendo integrados no Concelho do Alandroal. 
O Concelho de Ferreira, nunca foi Termo (Concelho Régio), tinha apenas por missão administrar a Coutada e os conflitos entre a comunidade da Vila de Ferreira.
Ainda nessa data, foram extintas as duas aldeias de Capelins de Cima e Capelins de Baixo, que existiam desde o início de 1700, construídas no seio da herdade da Defesa de Ferreira, propriedade da Casa do Infantado e, ficou apenas uma Aldeia com a toponímia de Aldeia de Ferreira, (surgiu, assim, a terceira Ferreira, desde a Villa de Ferreira Romana).

Podemos ler um Registo Paroquial do óbito de Francisco Rozado em 1832:

"Aos dezanove dias de Dezembro de mil oito centos e trinta e dous, nesta Parrochial Igreja de Santo António de Capelins, termo (Concelho) da Vila de Terena, Arcebispado de Évora, se sepultou o corpo de Francisco Rozado, cazado que era com Micaela Francisca, moradores nos Montes Juntos, recebeo todos os Sacramentos, não fez testamento, e foi amortalhado em lençol e para constar fiz este que assigno dia, mez, e ano ut supra".
Parocho António Mendes Vasco 

Aldeia de Montejuntos






Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...