sábado, 25 de março de 2017

A importância da chaminé nas casas das terras de Capelins

A importância da chaminé nas casas das terras de Capelins 

A Chaminé de uma casa era um duto que fazia a comunicação entre o interior o exterior e vice versa da dita. Eram feitas em alvenaria de forma a não permitir a entrada de águas pluviais nem vento, integradas e sobressaindo em altura em relação à casa, por cima do telhado e serviam para capturar e transferir para o exterior os fumos do lume e os cheiros indesejáveis, como ventilação. 

 Na sua base, dentro da casa, ou seja na cozinha, desenvolvia-se quase toda a vida das famílias. No inverno, era ao lume à chaminé que estavam, que riam, que choravam e que alguns morriam. As refeições eram preparadas ao lume na chaminé, eram servidas à chaminé, o serão era passado à chaminé a falar, a ouvir contos e, alguns dormiam à chaminé. O lume na chaminé aquecia toda a casa e nem o fumo se desperdiçava, o que não era consumido, secava as carnes das matanças dos porcos que durava para todo o ano. Era à chaminé que amassavam a farinha para fazer o pão, faziam trabalhos de costura e outros que pudessem ser desenvolvidos naquele espaço. Ainda hoje, as casas que estão em ruínas, geralmente a chaminé é a ultima parte da casa ou do Monte a ceder, ficam até ao fim, talvez na esperança de aqueles que elas aqueceram os que ali viveram sobre a sua proteção, ainda voltarem e muitas continuam teimosamente em pé há centenas de anos!

Chaminé da casa da Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...