sábado, 25 de março de 2017

A importância da chaminé nas casas das terras de Capelins

A importância da chaminé nas casas das terras de Capelins 

A Chaminé de uma casa era um duto que fazia a comunicação entre o interior o exterior e vice versa da dita. Eram feitas em alvenaria de forma a não permitir a entrada de águas pluviais nem vento, integradas e sobressaindo em altura em relação à casa, por cima do telhado e serviam para capturar e transferir para o exterior os fumos do lume e os cheiros indesejáveis, como ventilação. 

 Na sua base, dentro da casa, ou seja na cozinha, desenvolvia-se quase toda a vida das famílias. No inverno, era ao lume à chaminé que estavam, que riam, que choravam e que alguns morriam. As refeições eram preparadas ao lume na chaminé, eram servidas à chaminé, o serão era passado à chaminé a falar, a ouvir contos e, alguns dormiam à chaminé. O lume na chaminé aquecia toda a casa e nem o fumo se desperdiçava, o que não era consumido, secava as carnes das matanças dos porcos que durava para todo o ano. Era à chaminé que amassavam a farinha para fazer o pão, faziam trabalhos de costura e outros que pudessem ser desenvolvidos naquele espaço. Ainda hoje, as casas que estão em ruínas, geralmente a chaminé é a ultima parte da casa ou do Monte a ceder, ficam até ao fim, talvez na esperança de aqueles que elas aqueceram os que ali viveram sobre a sua proteção, ainda voltarem e muitas continuam teimosamente em pé há centenas de anos!

Chaminé da casa da Ermida de Nossa Senhora das Neves em Capelins! 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...