quarta-feira, 27 de maio de 2015

As Irmandades Religiosas de Santo António (Capelins) entre os Séculos XVI a XVIII

As Irmandades Religiosas de Santo António (Capelins) entre os Séculos XVI a XVIII

Como já aqui referimos, em 1758, ainda subsistiam seis Irmandades em Santo António (Capelins), eram: Santo António, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Neves, Almas Santas, São Bento, e Senhor Jesus. Sobre a sua história, ainda pouco sabemos, mas esperamos, que a mesma se encontre escrita e guardada no Arquivo Distrital de Évora, em conjunto com outros assentos Paroquiais, os quais, ainda não estão digitalizadas. No entanto, podemos acrescentar que, estas Irmandades Religiosas foram muito importantes na sociedade e, neste caso, na então Vila de Ferreira (espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins), porque nessa época a maioria dos povoadores eram descendentes de cristão novos com alguma indefinição na sua identidade religiosa. Assim, as Irmandades tiveram um papel relevante, participando na assistência espiritual e material à população do Lugar de Ferreira (nas Neves), e da própria Vila, contribuindo para a vivência do catolicismo, através da orientação doutrinal dos fiéis, da procura sacramental, do culto dos mortos, da prática da caridade e de outras atividades devotas e piedosas.
As referidas Irmandades de Santo António (Capelins), participaram na na construção da identidade de pessoas e de grupos sociais, reforçando os processos de integração e união desta comunidade, promovidos através de festas e outras cerimónias religiosas.
O que foi escrito, é uma simples resenha sobre a ação das Irmandades Religiosas na ex-Vila de Ferreira. Quando for possível consultar os documentos Paroquiais no Arquivo Distrital de Évora, esperamos dar a conhecer, algo mais, sobre esta parte da história de Capelins.  

  

Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...