História e estórias do celebrado rio Guadiana e de seus afluentes
2 - São Brás dos Matos - Mina do Bugalho - Juromenha - 1758
Respostas sobre o rio Guadiana e seus afluentes, pelo Pároco Frei Manuel Dias Ribeiro, da Paróquia de São Brás dos Matos - Mina do Bugalho, Juromenha - ao Marquês de Pombal Sebastião José de Carvalho e Melo, Secretário de Estado do Reino (Primeiro Ministro) do rei D. José I, em 27 de Abril de 1758.
Rio Guadiana - 1758
"Entra nos limites desta Freguesia para o lado do Nascente, na herdade da Palmeirinha, o rio Guadiana e compreende este a distância de meia légua de comprido dentro do qual estão três moinhos com seis aferidos (cada moinho devia ter dois conjuntos de mós) e aquela parte do rio Guadiana que entra nesta Freguesia é abundante de peixes em especial as célebres iroses ou (eiroses) que se pescam no dito rio e os famigerados barbos pela sua grandeza (dimensão, parece que, neste rio, havia barbos que pesavam uma arroba, ou seja, 15 Kgs).
Entra no circuito desta Freguesia a Ribeira chamada de Pardais, a qual tem o seu nascimento na herdade da Alagoa, Termo (Concelho) de Vila Viçosa, e entram as águas da dita Ribeira (nesta Freguesia) à Azenha chamada da Rocha onde naquela parte compreende o Termo (Concelho) de Vila Viçosa com as quais águas movem sete engenhos que se acham dentro desta Freguesia na dita Ribeira de Pardais, cuja Ribeira entra para a parte do Nascente no rio Guadiana na herdade chamada de Nateiras de Baixo."
São Brás dos Matos, vinte e sete de Abril de mil setecentos e cinquenta e oito
O Pároco Frei Manuel Dias Ribeiro
Destaca-se, apenas, a já conhecida Ribeira de Pardais.
São Brás dos Matos - Mina do Bugalho, no ano de 1758, quando o Marquês de Pombal fez este Inquérito a todas as Paróquias do Reino, pertencia ao Concelho de Juromenha, o qual, foi extinto em 06 de Novembro de 1836.
Neste Inquérito, entre outros pedidos, incluía os rios existentes na respetiva Freguesia, onde cada um nascia e, onde morria, como era o seu caudal, se criavam peixes e de que espécies, se faziam pescarias, se eram navegáveis, a qualidade das suas águas e outras caracteristicas.
O Pároco Frei Manuel Dias Ribeiro, foi muito parco nas informações prestadas ao Marquês de Pombal, valha-nos as respostas que escreveram os vizinhos, Párocos da Matriz de Juromenha e da Freguesia de Vila Real, que muito informaram sobre toda esta região, que nem era a sua, porque, eram/são muitos os cursos de água que atravessam este território de São Brás dos Matos, e vão entrar no rio Guadiana.
O Pároco Frei Manuel Dias Ribeiro, confirma que, o celebrado rio Guadiana entrava na Freguesia de São Brás dos Matos no lado do Nascente, no Sítio chamado herdade da Palmeirinha, e percorria esta Freguesia na distância de meia légua.
O Pároco escreveu que, esta parte do rio Guadiana era abundante em peixes, mas apenas indicou que pescavam as eirós, grandes barbos e nada mais escreveu.
Nessa data, existiam três moinhos no Rio Guadiana nesse espaço geográfico, com seis aferidos, decerto dois conjuntos de mós cada um, mas não escreveu os seus nomes.
Quanto à Ribeira de Pardais, o Pároco escreveu o principal, ou seja, onde nascia, por onde passava, quantos moinhos tinha na Freguesia, onde entrava na Freguesia e no rio Guadiana, mas não escreveu se era caudalosa, sobre a qualidade das suas águas, o nome dos moinhos, se era navegável, que espécies de peixes criava, e se nela havia pescarias livres.
Sabemos que, o rio Guadiana aqui não tinha barca, decerto, teria só os pequenos barcos de pesca, porque, existia, não muito distante a barca de Juromenha que fazia os transportes entre as duas margens do rio, e um pouco a juzante, assim que a corrente do rio o permitia, era colocada uma ponte de madeira desmontável, que permitia a passagem para um e outro lado, uma vez que, toda a região do Concelho de Olivença, até à Ribeira de Tálega, era/é portuguesa, embora com administração espanhola desde 1801, onde existiam/existem as localidades de: Vila Real, (esta Freguesia pertencia ao Concelho da Vila de Juromenha), Olivença, São Domingos de Gusmão, São Jorge de Olôr, São Bento da Contenda e Tálega.
As restantes respostas, sobre o rio Guadiana, que não foram dadas por este Pároco, conseguimos imaginá-las, através das que foram escritas pelos ditos Párocos das Freguesias vizinhas.
Fim
Correia Manuel
Março de 2025
De: Memórias Paroquias de São Brás dos Matos - 1758
São Brás dos Matos
Sem comentários:
Enviar um comentário