Os Senhorios da Vila de Cheles e da Vila de Ferreira (Capelins)
A primitiva Vila de Cheles com seu castelo, ficava situada em São Brás, muito perto da atual Praia de Cheles, logo, também próxima das Azenhas D'El-Rei, que ficam daquém Guadiana.
A Vila de Ferreira, que existiu até 06 de Novembro de 1836 era o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins e tinha o seu Castelo no Outeiro do Pombo na Defesa de Bobadela.
O sistema político e de administração destas terras, de um e outro lado do rio Guadiana, era muito semelhante, também as terras de Cheles no reino de Castela, tinham Defesas e Senhorio, tal como as do lado de cá, no Reino de Portugal.
Desde muito cedo que os Senhores de um e outro lado se entenderam nos negócios, já os moinhos das Azenhas D'El-Rei que estavam/estão ao meio do Rio Guadiana, foram construídos em conjunto, sendo o de cá português e o de lá espanhol, ligados no interior um ao outro, como sendo apenas um. Estes moinhos já existem pelo menos desde o reinado de D. Dinis 1297-1325, há mais de 700 anos, por isso, podemos constatar que já nessa época existia um bom entendimento entre os dois povos, de uma e outra margem do rio Guadiana.
Como referimos, a Vila de Cheles situava-se no lugar de São Brás, por isso, era aqui que se verificava quase todo o movimento entre as duas margens do rio Guadiana, sendo neste lugar o principal Porto de passagem quando o rio Guadiana diminuia a corrente, chamado Porto D' El-Rei, ou Porto de Cheles, porém, temos notícia que existia uma barca a meias entre os Senhores da Vila de Ferreira e os Senhores da Vila de Cheles, que fazia a travessia mais abaixo, devido às condições do rio, onde tinha água suficiente para poder navegar, ficando ancorada no lado português na aba Oeste do Outeiro do Pombo, onde se situava o Castelo da Vila de Ferreira, arrasado já em meados da centúria de 1600, por não ser defensável, enquanto o da Vila de Cheles foi arrasado pelas tropas portuguesas no dia 12 de Julho de 1642.
Encontramos vários documentos que atestam as boas relações entre os ditos Senhores, principalmente entre a família "Freire de Andrade" do lado de cá e a família "Manuel Villena" do lado de lá.
A família Freire de Andrade, tornaram-se donatários da Vila de Ferreira em 1433, passsando por aqui os seguintes Senhores:
1 - D. Gomes Freire de Andrade, 1º senhor da Vila de Ferreira nasceu em 1360;
2 - D. João Freire de Andrade, 2º senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1385.
3 - D. Gomes Freire de Andrade, 3º senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1410;
4 - D. João Freire de Andrade, 4º senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1460;
5 - D. Simão Freire de Andrade, 5º senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1485;
6 - D. João Freire de Andrade, 6º senhor da Vila de Ferreira, nasceu 1520;
7 - D. Fernão Martins Freire, 7º senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1585;
8 - D. Luis Freire de Andrade, 8º e último senhor da Vila de Ferreira, nasceu em 1610 e faleceu em 1674, acabando o Senhorio da Vila de Ferreira nesta família.
Em 1674 a Vila de Ferreira foi doada ao Infante Francisco de Bragança, mas em 1698 as herdades da Vila de Ferreira foram reduzidas em dimensão e vendidas aos lavradores, excepto as herdades chamadas Defesa de Ferreira e Defesa de Bobadela, as quais, foram doadas à Sereníssima Casa do Infantado, onde ficaram até à sua extinção em 1834, quando passaram para a Fazenda Nacioanl e acabaram por ser vendidas.
Quanto ao Senhorio da Vila de Cheles
Também, dalém Guadiana o regime era semelhante, o Senhorio da Vila de Cheles passou quase na mesma data para a Família "Manuel Villena" e, com algumas alterações, continua até hoje, vejamos:
Senhores, e Condes de Cheles
1 - D. Juan Manuel de Villena, 1º senhor de Cheles - nasceu em 1390;
2 - D. Diego Manuel de Villena, 2º senhor de Cheles - nasceu em 1440;
3 - D. Juan Manuel de Villena, 3º senhor de Cheles - nasceu em 1460;
4 - D. Francisco Manuel de Villena, 4º senhor de Cheles - nasceu em 1500;
5 - D. Pedro Manuel de Villena, 5º senhor de Cheles, não consta a sua data de nascimento, há um qualquer mistério, uma vez que o seu pai nasceu em 1500 e depois o seu filho nasceu em 1540;
6 - D. Francisco Manuel de Villena, 6º senhor de Cheles - nasceu em 1540;
7 - D. Juan Manuel de Villena, 7º senhor de Cheles - nasceu em 1570;
8 - D. Cristóbal Manuel de Villena, 8º senhor de Cheles - nasceu em 1600;
9 - D. Cristobal Manuel de Villena y Portocarrero, 9º Senhor de Cheles e 1º conde de Via-Manuel;
10 - D. Juan Manuel de Villena y Florez, 10º Senhor de Cheles e 2º conde de Via-Manuel;
11 - D. José Cristóbal Manuel de Villena y Sánchez de Figueroa, 11º Senhor de Cheles e 3º conde de Via-Manuel - nasceu em 1727;
12 - D. José Manuel de Villena y Mendoza, 12º Senhor de Cheles e 4º conde de Vía Manuel - nasceu em 1752;
13 - D. José Manuel de Villena y Fernández de Córdoba, 13º Senhor de Cheles e 5º conde de Via-Manuel - nasceu em 1765;
14 - D. Cristobal Manuel de Villena y Melo de Portugal, 14º Senhor de Cheles e 6º conde de Via Manuel - nasceu em 1800;
15 - D. José Casimiro Manuel de Villena y Bambalere, 15º Senhor de Cheles e 11º marquês de Rafal - nasceu em 1823;
16 - Dª. María Esperanza Manuel de Villena y Álvarez de las Asturias, 16ª Senhora de Cheles e 1ª condessa de Cheles - nasceu em 1855.
Como podemos verificar o XV Senhor da Vila de Cheles foi José Casimiro Manuel de Villena Y Bombalere, o qual, foi assassinado por um seu criado no seu palácio em Madrid no dia 02 de Novembro de 1854, com 31 anos de idade, pai de um menino de 2 anos e de uma filha de quase 4 anos e a sua esposa estava grávida, nascendo em Janeiro de 1855 a sua filha Maria Esperança.
Os bens deste Senhor de Cheles ficaram a ser administrados pela sua esposa até à maioridade dos seus filhos, seus legitimos herdeiros, e o Senhorio de Cheles ficou para Maria Esperança, logo XVI Senhora de Cheles, porém, no dia 06 de Maio de 1879, o rei Afonso XII de Castela elevou o Senhorio de Cheles a Condado, sendo Dª Maria Esperança Manuel de Alvarez e Astúrias que era a XVI Senhora de Cheles, passou a ser a Primeira Condessa de Cheles, a qual faleceu nesta Vila no dia 07 de Outubro de 1935.
Podemos verificar a histórioa do Condado de Cheles a partir da dita data:
Condes de Cheles
1 - Dª. María Esperanza Manuel de Villena y Álvarez de las Asturias, 1ª condesa de Cheles - nasceu em 1855;
2 - D. Ramón del Arroyo y Manuel de Villena, 2º conde de Cheles - nasceu em 1879;
3 - D. Ramon María del Arroyo y de Carlos, 3º conde de Cheles - nasceu em 1904;
4 - D. Luis María del Arroyo y de Carlos, 4º conde de Cheles;
5 - D. Francisco Javier del Arroyo Gómez, 5º Conde de Cheles - nasceu em 1941, atual Conde de Cheles, ou, talvez já exista o 6º Conde de Cheles, desta mesma família, de origem portuguesa.
Assim, podemos verificar a linhagem desta família e a sua ligação histórica, à Vila de Cheles há mais de 600 anos.
Fim
Correia Manuel
De: Consulta a Geneall e Geni.com
Vila de Cheles - Espanha
Sem comentários:
Enviar um comentário