sábado, 2 de dezembro de 2023

História de vidas de Gentes de Capelins - Família "Carraço"

 História de vidas de Gentes de Capelins - Família "Carraço"

Parece-nos que, a Família "Carraço" de Capelins, chegaram aqui cerca do ano de 1800, porque em 1810 realizou-se na Igreja de Santo António o casamento entre Manuel Martins, natural da Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Aldeia do Rosário - Alandroal e Anna Marques natural da Freguesia de Nossa Senhora da Visitação - Odeleite - Castro Marim.
É de Odeleite - Castro Marim, que nos parece ser a origem da dita Família, uma vez que, não se encontra nenhuma Família com esse apelido ou alcunha na Aldeia do Rosário.
No entanto, pensamos que "Carraço" era uma alcunha, e como tantos casos semelhantes acabou por ser integrado no nome dos descendentes.
Manuel Martins e Anna Marques eram os avós de Rosa Maria (Carraço), a mãe de "Domingos Manuel "Carraço" o Sacristão de Capelins, nascido em 1869 e falecido em 1935.
Anna Marques era filha de Afonso Marques e de Maria Marques, ele natural de Vale do Pereiro - Alcoutim e ela de Odeleite - Castro Marim.
Igreja de Nossa Senhora da Visitação em Odeleite
PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA VISITAÇÃO [ODELEITE]
(Singela homenagem à Família "Carraço" de Capelins)
Foto de Junta de Freguesia de Odeleite.
Igreja Matriz de Odeleite, mais conhecida por Igreja da Nossa Senhora da Visitação.
Este templo foi edificado logo a seguir à Visitação de 1518, razão pela qual está intitulada de Igreja Gótica Mendicante. Não que seja estilo formado, propriamente dito, mas sim um termo usado em Portugal. "Gótico Mendicante" significa que é do estilo Gótico praticado pelas Ordens mendicantes, como são as Franciscanas e Dominicanas.
O seu interior é formado por uma nave central e a capela-mor que possuem coberturas em abóbadas, apresenta talha dourada, varias pinturas e uma coleção de peças de ourivesaria antiga.
Orago
Nossa Senhora da Visitação  

Foto net 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...