domingo, 13 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Verdilhão Comum

 A Fauna de Capelins - O Verdilhão Comum

O verdilhão comum é uma ave constituinte da fauna das terras de Capelins, apresenta uma coloração vistosa. No entanto, é o seu canto que mais chama a atenção. É uma ave que frequenta terrenos agrícolas, os quais, são cada vez menos na nossa região, com reflexos negativos no seu habitat.
O macho do verdilhão apresenta um bico grosso, quase tão grosso como o do bico-grossudo. Distingue-se pela tonalidade geral esverdeada, com as primárias amarelas e ponta das primárias escuras. A cauda bifurcada apresenta os lados amarelos. As fêmeas apresentam cores mais esbatidas que macho.
O bico grosso revela o principal prato da alimentação do verdilhão-comum (Carduelis chloris) que são sementes.
Este pássaro que mede cerca de 15 centímetros distingue-se facilmente pelo tom esverdeado da plumagem, pincelada por zonas amarelas (nas penas primárias e bordos da cauda).
O verdilhão Comum é abundante em algumas regiões, estando bem distribuída de norte a sul do território. Pode ser observada durante todo o ano, existindo bandos de dimensão apreciável durante o Inverno, sobretudo em zonas agricultadas.
Habita áreas agrícolas e zonas abertas com alguma vegetação, onde por vezes forma bandos fora da época de reprodução. Também é comum em parques e jardins. O canto inclui notas estridentes.
(Adaptado de Arca de Darwin e Aves de Portugal)
Fotografia: Olhares.com
Verdilhão Comum 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...