quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

A Fauna de Capelins - O Pato Real ou Pato Bravo

 A Fauna de Capelins - O Pato Real ou Pato Bravo

Como sabemos, os romanos há cerca de 2.000 anos designaram o Rio Guadiana por "Anas" (dos patos) tal era o números de patos que aqui existiam! O pato real ou pato bravo é uma ave muito abundante nas terras de Capelins, embora, atualmente devido a vários fatores, não só da caça, o seu número seja mais reduzido, mas ainda se encontram pequenos bandos em regolfos do Grande Lago de Alqueva!
Pato-real
Anas platyrhynchos
A plumagem dos patos machos e das fêmeas são diferentes, os machos apresentam a cabeça verde garrafa e anel branco no pescoço sendo semelhante com algumas “formas” domésticas, tornando a espécie mais facilmente identificável entre todas as espécies de patos.
O dorso e o ventre são acinzentados e o peito é castanho escuro. O espelho alar é azul rodeado por finas linhas pretas e brancas e o bico é amarelo. As fêmeas têm um padrão de plumagem, em tons de castanho, sendo semelhante a outras espécies de patos de superfície. As suas patas são cor-de-laranja e o bico manchado de preto.
Este é o pato mais comum de Portugal, frequentando quase todo o tipo de habitats aquáticos: estuários, lagoas costeiras, pauis, açudes, barragens, rios e ribeiros, arrozais, terrenos inundados, lagos ornamentais, aquaculturas extensivas e valas de drenagem. A sua época de reprodução está compreendida entre Março e Julho, sendo a postura, normalmente composta por 9 a 13 ovos. A incubação dura 27 ou 28 dias. Nas áreas de invernada, o número destes patos começa a aumentar em Setembro, atingindo os seus máximos em Outubro, Novembro e Dezembro. Estes indivíduos começam a dispersar a partir de Janeiro/Fevereiro.
A sua alimentação é bastante variável e oportunista, compostas essencialmente por sementes, lagostim-vermelho, anfíbios e pequenos peixes.
(Adaptado de aves de Portugal e de biodeversidade)
Pato Real ou Pato Bravo 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino

  Vila de Monsaraz, 750 anos do seu Foral Afonsino 1. Na pré história está registado, Que no topo de uma colina, Existia um povoado, Por cim...