quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - O Tojo


A Flora de Capelins - O Tojo 
Os tojos são plantas arbustivas da família Fabaceae, são originárias da região Europeia ocidental, principalmente da costa atlântica, tendo sido introduzidas noutras regiões onde se tornaram invasivas!
O tojo ou Ulex europaeus forma arbustos eretos, rígidos, muito densos, perenes, com rebentos novos verde escuros e folhas transformadas em espinhos de forma linear e dispostos alternadamente nos caules.
Os ramos dispõem-se de forma alterna e são estriados. Os espinhos são complexos apresentando um espinho principal e outros laterais.
As folhas nas plantas adultas são muito reduzidas e têm um aspeto de escama triangular, verde ou parda, muito pequena. As flores, que surgem no inverno e primavera, são dispostas em grupos, possuem um cálice formado por duas válvulas amarelas, quase da dimensão da corola, com duas brácteas pequenas, a corola também é amarela.
O fruto é uma vagem achatada, ovado oblonga, preta, densamente peluda, contendo duas a três pequenas sementes, que surge na primavera e verão.
O tojo, é uma espécie exigente em humidade preferindo os climas temperados, dá-se bem em espaços abertos, com bastante sol e adapta-se perfeitamente a solos pobres e secos mas não tolera solos calcários, possui um sistema radicular profundo e folhas cerosas adaptados a ambientes secos. 
O tojo é uma planta abundante nas terras de Capelins, mas somente numa faixa de terras pobres, geralmente com afloramento de rochas e pedras entre as quais o mesmo se desenvolve formando matos em conjunto com outras plantas, propícios a esconderijos de algumas espécies de animais, coelhos, lebres e outros! 
Antigamente, a sua principal utilidade, depois de secos, era de acendalha do lume e, imprescindível para "musgar" os porcos nas matanças! Juntavam-se em pequenas paveias, as quais, com a ajuda de uma forquilha acendiam-se no lume e, quando começavam a arder, eram colocadas em cima dos porcos durante uns minutos até a pele empolar e ficar em condições de sair com o auxílio de uma raspadeira, percorrendo o porco até ficar todo pelado. Assim, antes da matança, os capelinenses, eram obrigados a recorrer aos matos, de carroça, carro de mão, ou mesmo a pé, neste caso, carregando os tojos às costas, porque tinham de estar preparados no dia marcado para a matança do porco.


Tojos de Capelins 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...