terça-feira, 22 de janeiro de 2019

A Flora de Capelins - A Pereira

A Flora de Capelins - A Pereira 

A pereira é uma árvore da Família Rosaceae, a sua origem é do Este da Europa e oeste da Ásia, tem tamanho médio até vinte metros de altura, inerme ou espinhosa, renovos grossos, castanho avermelhados. 
A pereira, era cultivada na Grécia antiga, é citada na Odisseia, e já estava representada nos pomares latinos do séc. I, em cerca de quarenta variedades! Atualmente, se bem que tenham sido inventariadas cerca de mil variedades de pêras, apenas algumas são cultivadas!
Nas terras de Capelins, existiam muitas pereiras, em hortas, courelas, ferragiais, limites de propriedades, bermas dos caminhos e das estradas e algumas no meio de montados, a maioria, eram enxertadas pelos guardadores de gado, na base de carapeteiros, feitas em Março por ser o mês mais propício para essas enxertias. 
As folhas da pereira são simples, caducas, ovadas ou elípticas, mais ou menos cuspidadas, crenulado serrilhadas a subinteiras, com pecíolo igual ou menor ao limbo, tomentosas na rebentação. 
As suas flores brotam em Abril, estão dispostas em fascículos, corimbos umbeliformes na terminação dos ramos. As sépalas são lanceolado acuminadas, as pétalas obovadas, branco rosadas. 
O seu fruto é um pomo, designado pêra, apresentando forma muito variada, piriforme e globosa, estando coroado pelo cálice persistente, a sua polpa tem sabor doce e agradável e tem a sua maturação entre Junho e Setembro.
A pêra, é perfeitamente digerível quando madura, para estômagos susceptíveis, no entanto, é preferível cozê-la, é rica em açúcares e bastante pobre em vitaminas, mas importante devido aos ácidos orgânicos, aos minerais e à pectina, um pouco adstringente devido ao tanino, mas o seu sabor refrescante torna-a apreciável.


Pereira 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...