sábado, 1 de abril de 2017

Os Senhores da Vila Defesa de Ferreira (hoje Freguesia de Capelins)

Os Senhores da Vila Defesa de Ferreira (hoje Freguesia de Capelins)

Apresentamos os senhores da Casa de Bobadela (Oliveira do Hospital - Coimbra), que foram extamente os mesmos senhores da Villa de Ferreira (atual Freguesia de Capelins), entre 1433 e 1674, 241 anos. O "c." é a data do seu nascimento.
A Villa de Ferreira esteve sempre integrada na Casa de Bobadela, assim como, o Morgadio do Azinhal em Évora, todas as herdades entre Guadalupe e Graça do Divor.


1 Gomes Freire de Andrade, 1º senhor de Bobadela * c. 1360

2 João Freire de Andrade, 2º senhor de Bobadela * c. 1385 
3 Gomes Freire de Andrade, 3º senhor de Bobadela * c. 1410 
4 João Freire de Andrade, 4º senhor de Bobadela * c. 1460 
5 Simão Freire de Andrade, 5º senhor de Bobadela * c. 1485 
6 João Freire de Andrade, 6º senhor de Bobadela * c. 1520 
Fernão Martins Freire, senhor de Bobadela * c. 1585 
Luis Freire de Andrade, senhor de Bobadela * c. 1610

Foi com Luis Freire de Andrade, que acabou o domínio da família Freire de Andrade, sobre a casa de Bobadela e pela Villa de Ferreira, porque D. Luís Freire de Andrade, casou duas vezes, teve apenas uma filha que faleceu em criança, não tendo descendentes. Teve um filho bastardo que não foi reconhecido herdeiro, apenas ficou com o Morgadio do Azinhal, os restantes bens voltaram à Coroa, a D. Pedro II filho de D. João IV, que logo de seguida entregou a Villa de Ferreira ao seu filho o Infante Francisco de Bragança, ficando na sua posse até 1698, quando este doou as herdades da Defesa de Ferreira e de Bobadela à Casa do Infantado, ficando o resto da Vila na posse da Coroa e de privados!
Aqui, (hoje Neves) era o Lugar de Ferreira, sendo a Villa de Ferreira todo o espaço geográfico ocupado hoje pela Freguesia de Capelins, exceto as herdades de Nabais e Sina, que não pertenciam a esta Villa. 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...