terça-feira, 20 de janeiro de 2015

O óbito do espanholito José, mendigo, de 12 anos de idade

História de vidas de gentes de Capelins - 1862

O óbito do espanholito José, mendigo, de 12 anos de idade, encontrado sem vida no dia 17 de Maio de 1862, no Moinho do Escrivão (Bufo).

As terras de Capelins, foram desde sempre, conhecidas como muito férteis, onde existia pão e gado, por isso, ali apareciam muitos mendigos, procurando um bocadinho de pão. Parece que, foi o caso do espanholito José, uma criança com apenas doze anos de idade que, por lá andava mendigando até ao dia 17 de Maio de 1862. Neste dia, pelas 11 horas da manhã, foi encontrado morto no Moinho do Escrivão, (era o Moinho do Bufo), junto da Ribeira do Lucefécit. Não sabemos a causa da sua morte, podemos dar asas à imaginação e, pensar o que cada um quiser. Não deixa de ser muito triste, devia ter sonhos e, alguma família lá por Espanha que, eventualmente, esperaram por ele muitos anos, ou não, mas, de uma coisa temos a certeza, foi sepultado no dia 17 de Maio de 1862, no cemitério de Santo António de Capelins. 
"Aos dezassete dias do mez de Maio do anno de mil oito centos e sessenta e dois, às onze horas do dia no Moinho do Escrivão junto à Ribeira desta Freguezia, Concelho do Alandroal, Diocese de Évora, foi encontrado morto um individuo do sexo masculino por nome José, de idade de doze annos, mendigo, e se dizia espanhol; o mais ignora-se, e foi sepultado no cemitério publico. E para constar lavrei em duplicado este assento que assignei. Era ut supra.
O Parocho
Jerónimo de Jesus Maria Granja"
(até o texto referente ao óbito do José espanholito, é tão pobre como ele) 






Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...