sábado, 18 de julho de 2015

O famoso mestre de guerra muçulmano, Azovel, nas Terras de Capelins

Tal como em Portugal, também existiram notáveis mestre de guerra nas hostes muçulmanas, que desde o ano de 711 se fixaram na Peninsula Ibérica. Neste caso, escrevemos sobre um deles, Azovel, por ter deixado a sua pegada nas Terras de Capelins.
Azovel, emprestou o seu nome a um afluente do rio Guadiana, que fica, grande parte, nas Terras de Capelins, ou seja, a Ribeira do Azevel, (houve um pequeno ajustamento na palavra, da letra "o" para a letra "e", de resto, quase tudo se mantém), esta Ribeira demarca o limite dos atuais Concelhos de Reguengos de Monsaraz, e Alandroal, mas antes de 1836, eram os termos (Concelhos) de Monsaraz e Terena (Terras de Capelins).
Azovel, foi um famoso caudilho cordovês almorávida que viveu na primeira parte do século XII e chegou a ter sob o seu comando  um corpo de exército de 1000 cavalos. Foi Lugar-Tenente do célebre governador de Badajoz, Texufine. Azovel era um mestre de guerra de movimento, ora estava nas Terras de Capelins ou Monsaraz, como entrava por terras de Castela, foi numa dessas incursões que acabou por morrer na Mata de Montiel, no ano de 1143, às mãos do exército cristão comandado pelo notável cavaleiro espanhol Múnio Afonso, Alcaide-Mor de Toledo.
Azovel foi para os muçulmanos, como Geraldo Sem Pavor foi para os cristãos portugueses, mas este comandante de salteadores, nunca teve no seu comando mais de 300 cavalos.
Junto à Ribeira do Azevel existe uma Atalaia, talvez submersa pelas águas de Alqueva, designada, agora, por Atalaia de Calvinos, na Freguesia de Capelins, que documenta a passagem do famoso caudilho, Azovel e suas tropas, por este local e pelo vale do Guadiana, entre Badajoz e Monsaraz, onde aparecia com frequência.

Base: Monsaraz - Vida morte e ressurreição de uma Vila Alentejana - José Pires Gonçalves - 1966.

Atalaia do Monte de Calvinos que documenta a presença de Azovel neste local.







Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...