sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

Registos Paroquiais de Santo António de Capelins em 1638

Registos Paroquiais de Santo António de Capelins em 1638

Vejamos os dois primeiros Registos de batismos do lado esquerdo da folha que publicamos, são ambos assinados pelo Padre Luís de Campos, mas reconhecemos que não foi ele que os escreveu, porque esta letra é do padre Gonçalo Rodrigues, cuja letra é, totalmente legível. assim sabemos que no ano de 1638 o padre Gonçalo ainda aparecia por Santo António, talvez a ajudar o padre Luis de Campos, devia estar doente, uma vez que faleceu pouco depois, no ano seguinte 1639, em Santo António, mas está sepultado na Igreja de São Pedro de Terena.
O primeiro Registo é do batismo do João, filho de Manuel Gomes Pombo e de Maria Roque. Este Pombo era lavrador nestas terras de Capelins e dono de escravos, por isso, decerto é a ele que se deve o nome do outeiro do Pombo, onde era o Casrelo da Vila de Ferreira.
A Maria Roque, mulher do Manuel Gomes Pombo, foi madrinha de batismo da criança que nasceu logo a seguir ao seu filho, uma menina chamada Brites, o mesmo que Beatriz, filha de Alvares Fernandes e de Maria Fernandes, o Registo do nascimento da Brites/Beatriz foi, igualmente escrito pelo padre Gonçalo Rodrigues.
Quem gostar de conhecer, pode ler tudo nestes Registos, já a escrita do padre Luís de Campos deixa muito a desejar, escrevia muito bem em Monsaraz, mas chegou aqui e mudou, só escrevia bem quando calhava, mas deixou-nos muitas pistas sobre a história de Capelins. 

Registos Paroquias de Santo António de Capelins 1638 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...