sexta-feira, 22 de dezembro de 2023

O Monte do Foro em Capelins -1636

  O Monte do Foro em Capelins 1636

Quando aqui publicamos segredos, assim como resenhas da história de Capelins é com base em documentos oficiais, neste caso, são Registos Paroquiais, escritos na Igreja de Santo António de Capelins pelos respetivos Párocos, a partir do ano de 1633, mas temos Registos de gentes de Capelins na Paróquia de São Pedro de Terena a partir de 1572. Sabemos que, a Vila de Ferreira (atual Freguesia) foi da Família Freire de Andrade entre 1433 e 1674, logo muitos destes Registos Paroquiais são de antes da mesma ter sido retirada à dita Família, naquela data 1674, por isso, sabemos que a Vila estava dividida em 12 herdades com um Monte cada e estavam arrendadas a lavradores, e foi assim até 1698, depois deu-se uma reforma agrária.
Nesta folha de Registos de óbito que publicamos, podemos confirmar que em 1636 lá estava o Monte do Foro, entre a Igreja de Santo António e a Aldeia de Ferreira, onde no dia 31 de Outubro de 1636 faleceu Maria Nunes e fez testamento, logo era pessoa com bens, nesse tempo, ainda a herdade da Defesa de Ferreira não era da Casa do Infantado e já existiam Montes dentro dela e aforamentos em enfiteuse, sem ser o Monte da herdade, o Monte Grande, como nos outros casos! No mesmo Monte do Foro, três dias depois, em 3 de Novembro de 1636 faleceu Inês Fernandes, sem Sacramentos e não fez testamento. Há outros óbitos nesta data ou próximo da mesma, e no mesmo Monte do Foro, tal como noutros das herdades da Vila de Ferreira.
No topo da folha do lado esquerdo podemos observar o seguinte Registo de óbito escrito pelo padre Luís de Campos que veio de Monsaraz e escreveu:
"Aos 3 de Abril da era de 1636 anos, enterrei no adro um velho que morreu nas Fontanas, o qual se diz ser de Monte de Trigo."
Luís de Campos
(Este pobre sem nome, era indigente, não entrou na Igreja, foi sepultado à porta)
Na folha do lado direito podemos ler:
"Aos trinta e um de Outubro da era de mil seiscentos e trinta e seis anos, faleceu da vida presente Maria Nunes do Monte do Fouro, com todos os Sacramentos e fez testamento.
Luís de Campos
No mesmo Monte do Foro três dias depois, deu-se mais um falecimento:
"Aos três dias do mês de Novembro da era acima, faleceu da vida presente Inês Fernandes do Monte do Fouro, sem Sacramentos , não fez testamento.
Luís de Campos"
Pelo número de falecimentos no dito Monte do Foro, podemos deduzir que tinha muitos moradores!

Registos Paroquiais de Santo António de Capelins 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...