Resenha histórica da Igreja de Santo António de Capelins
Conforme consta em diversos documentos e livros, a Igreja de Santo António de Capelins, foi construída nos primeiros decénios de 1500.
Segundo Túlio Espanca, a Igreja de Santo António foi ampliada, sendo acrescentada para dentro da herdade da Sina, uma vez que, se situava numa courela, da qual, temos a escritura de compra e venda.
Na dita ampliação foi sacrificado o alpendre (semelhante ao da Ermida de Santa Clara), sobre os metros desse acréscimo, basta medir a distância entre o marco que está na rua e que indica os limites da herdade da Sina até à frente ocidental da Igreja. Também sabemos que as ombreiras em granito da porta a Ocidente, foram avançadas e continuam as de origem. Sobre a data da ampliação, pensamos, ter sido muito mais cedo da indicada por Túlio Espanca, talvez antes de meados do ano de 1600, porque, os Párocos descrevem num Livro dos Assentos de Óbito o lugar das sepulturas dentro da Igreja e, já cerca de 1650/60, são mencionadas as sepulturas que constam na planta desenhada em 1790. É verdade que, a Igreja sofreu outra grande modificação, talvez nos finais de 1800, quando vamos encontrar vários casamentos na Igreja de Nossa Senhora das Neves, mas pensamos que, esta modificação foi a mudança da nave que era em tabuado, para alvenaria. Obviamente que, não afirmamos nada, apenas transcrevemos o que alguns documentos e autores nos dão a conhecer.
Assim, cf. Túlio Espanca as dimensões das duas Igrejas aqui comparadas, são as seguintes:
Igreja de Santo António de Capelins
Medidas Interiores
Nave
Comprimento = 15,90 metros
Largura = 5, 10 metros
Abside = A parte do fecho da nave até ao fim da Capela Mor
Fundo = 3,75 metros
Largura = 4,10 metros
Comparação com a Ermida de Santa Clara
Neste caso, devido à segurança (já estava em ruínas) as medidas são pelo exterior, mas sabemos que, as paredes podiam ter 0,60/0,80 metros, será retirar esta dimensão
Nave:
Comprimento = 13,50 metros
Largura = 4,90 metros
Abside
Fundo = 4,80 metros
Largura = 4,80 metros
Voltando à Igreja de Santo António de Capelins, se a dimensão da nave são 14,90 metros e tinha 6 carreiras de sepulturas com 7 sepulturas ao comprimento, podemos deduzir que cada sepultura e espaço de segurança entre elas em comprimento seria de 2 metros, logo 2 metros vezes as 7 sepulturas, dá 14 metros de comprimento, mas como à entrada da capela Mor tinha duas filas de sepulturas de crianças, dá seguramente os 14,90 metros do seu comprimento! Assim, prova-se que, em 1650/60 já era válida a planta feita em 1790 e, naquela data 1650/60 a Igreja de Santo António de Capelins já estava ampliada e com as dimensões atuais.
Sem comentários:
Enviar um comentário