domingo, 26 de julho de 2020

A Guerra da Restauração 1640 - 1668

A Guerra da Restauração entre 1640-1668 e, seus efeitos nas Terras de Capelins
Os confrontos da Guerra da Restauração tiveram início no golpe de estado da Restauração da Independência de 1 de Dezembro de 1640 que, pôs fim à monarquia dualista da Dinastia Filipina iniciada em 1580 ! Os confrontos terminaram com o Tratado de Lisboa de 1668, assinado em nome de Afonso VI de Portugal e Carlos II de Espanha, pelo qual ficou definitivamente reconhecida a independência do reino de Portugal.
Ao consultamos os Registos Paroquiais de Santo António de Capelins, verificamos que no ano de 1640 a população estava a crescer e em grande expansão, porém, no início do ano de 1642, existe uma interrupção de nascimentos, casamentos e óbitos na Paróquia de Santo António! Podia ser extravio de livros Paroquiais, mas reparamos que, cerca de 1660, os Registos continuam no mesmo livro e na mesma folha onde tinham terminado muitos anos antes! Pelo que, concluímos que houve fuga da população das Terras de Capelins, nesse espaço de tempo! nada se perdeu na Igreja de Santo António, porque nestas circunstâncias tudo era levado para a Villa de Terena em segurança. Mas a Villa de Terena, foi assaltada pelas tropas de Castela, duas vezes, nesta época.
A primitiva Igreja Matriz de Santa Maria (depois Nossa Senhora das Neves) desapareceu (destruída ou por ruína, ou ambas) neste espaço temporal, desta Guerra, surgindo mais tarde, a Ermida de Nossa Senhora das Neves, já no início de 1700!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...