O Escamel em Capelins
A definição da profissão ou categoria profissional de "Escamel" que publicamos está muito próxima daquilo que ainda conhecemos pessoalmente.
Está escrito que o Escamel era um rapaz pobre, é verdade mas nessa época os rapazes eram todos pobres, exceto os filhos dos ricos.
A idade de 10 anos deve estar correta, porque havia serviços a fazer pelo "Escamel" que exigiam algum poder físico.
Está escrito que durou até à Segunda Guerra Mundial 1939/45, no caso de Capelins e região, não está correto, porque no decénio de 1960 ainda existiam vários na Freguesia de Capelins.
Assim, conforme Dicionário Aberto de espanhol
escamel
escamel - criança pobre que, a partir dos 10 anos de idade, prestava pequenos serviços no "monte" do proprietário rural no Alto Alentejo, na região raiana (distrito de Évora, concelho do Alandroal). A criança fazia recados, recolhia os ovos das galinhas, ajudava na cozinha, fazia comida para os cães. Por vezes, o pai da criança recebia uma pequena remuneração como contrapartida do trabalho que ela fazia mas, em geral, a contrapartida era apenas a alimentação da criança que vivia no "monte" à guarda do proprietário. O Escamel existiu até à Segunda Guerra Mundial.
Só não estamos de acordo com a última parte.
DICCIONARIO ABIERTO DE ESPAÑOL
https://pt.significadode.org › Dicionários › Espanhol
Monte Grande da Casa Dias em Ferreira de Capelins
Sem comentários:
Enviar um comentário