terça-feira, 8 de março de 2022

A origem da toponímia de Ferreira (Capelins)

 A origem da toponímia de Ferreira (Capelins)

Conforme já escrevemos várias vezes, com base em documentos, incluindo alguns livros de estudiosos desta matéria, a Vila romana situada na Defesa de Ferreira, cujos restos do Forte da mesma ainda estão à vista no outeiro dos castelinhos em Capelins, não podia ter outra toponímia. senão "Ferreira", porque, parece que era assim que os romanos designavam os lugares onde existiam "ferrarias", ou seja, "Forjas" onde transformavam o ferro extraído das respetivas minas! Neste caso, existia aqui a mina de ferro e a ferraria, pelo que, alguns arqueólogos escreveram ser esta Vila romana, a Vila de Ferreira! Também no livro: "Elvas na Idade Média" de Fernando Branco Correia, ele escreve o seguinte:
"Não se conhecem referências a ferrarias em redor de Elvas. Não seria impossível que algum ferro viesse da área dos concelhos de Juromenha (zona do Casco e Mina do Bugalho) e do Alandroal (onde se regista o topónimo – hoje aldeia – de Ferreira de Capelins), onde há vestígios de mineração antiga que pode não ser exclusivamente de época romana. Contudo, não seria impossível que algum minério também viesse de terras de Castela. Na verdade, de entre os produtos que os Reis Católicos (por carta de 15 de Julho de 1478) proibem que venham para Portugal estão “cauallos, ni armas, ni azero, ni fierro, nin ferraje, nin mantenimiento, ni oro, ni plata, ni asas de lanças,...”
Nada tem a ver com a toponímia "Capelins", porque, neste caso, é outra história!
Como também já escrevemos, com base em documentos conhecidos, portugueses e espanhóis, esta Vila, foi a primeira com a toponímia "Ferreira"!
A segunda Vila de Ferreira, foi junto à Ermida de Nossa Senhora das Neves, criada em 1262, por D. Gil Martins e sua esposa dona Maria Anes da Maia. Foi muito destruída durante a guerra da Restauração e, novamente durante a guerra das laranjas em 1801!
A terceira Ferreira, é a Aldeia de Ferreira, criada por Decreto de Mouzinho da Silveira em 06 de Novembro de 1836, resultante da junção das duas Aldeias de Capelins de Baixo e Capelins de Cima.
Assim, estamos perante a terceira "Ferreira", na Freguesia de Capelins. 

Vila de Ferreira Romana


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...