Os privilégios confirmados pelo Rei D. Manuel I aos moradores do Lugar de Ferreira
A Vila Defesa de Ferreira (era quase todo o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins) criada em 1262 por D. Gil Martins e sua mulher Dona Maria Anes da Maia, divergia dos Coutos de Homiziados, porque os seus povoadores, neste caso, eram voluntários, atraídos a esta Vila Defesa através de privilégios concedidos pelo Reino, não só a isenção de impostos, como este que publicamos, confirmado pelo Rei D. Manuel I em 31 de Outubro de 1497, que liberta os povoadores do Lugar de Ferreira (junto à atual Neves) de não irem à guerra, fosse por terra ou por mar! Mas, parece-nos que, mesmo com estes privilégios, o Reino não conseguia povoar estas terras, fosse à força, ou com estes privilégios, uma vez que ficavam nos confins do Reino e, muito perigosas por se situarem junto à raia e por aqui existirem muitos bandos de malfeitores.
Os besteiros eram tropas especiais, combatentes com besta, que só existiam em cidades e Vilas mais importantes.
AO LUGAR DE FERREIRA, CONFIRMAÇÃO DOS PRIVILÉGIOS DOS SEUS MORADORES NÃO SERVIREM NA GUERRA POR MAR OU POR TERRA; DE NÃO SEREM BESTEIROS; DE NÃO PAGAREM PEITAS, FINTAS E TALHAS; DE NÃO SEREM PRESOS PARA SEREM LEVADOS PARA OUTROS LUGARES.
Documento simples Documento simples NÍVEL DE DESCRIÇÃO
PT/TT/CHR/K/28/94-433 CÓDIGO DE REFERÊNCIA
FormalTIPO DE TÍTULO
1497-10-31 A data é certa a 1497-10-31 A data é certa DATAS DE PRODUÇÃO
60 linhas.DIMENSÃO E SUPORTE
EXTENSÕES
60 Livros
Enumeram-se outros privilégios. Apresenta inclusa carta de D. João II, feita por João de Ferreira em Lisboa a 9 de Novembro de 1486. Apresenta inclusa na anterior carta de D. Afonso V, feita por autoridade do infante D. Pedro, tutor e curador del-rei, regedor e defensor do Reino, em Évora a 17 de Março de 1444. Pero de Lisboa a fez. Apresenta inclusa na anterior carta de D. Duarte, feita por Lopo Afonso em Santarém a 17 de Novembro de 1433. João Pais a fez.ÂMBITO E CONTEÚDO
Chancelaria de D. Manuel I, liv. 28, fl. 94 COTA ATUAL
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Sem comentários:
Enviar um comentário