Ribeiro do Quebra - Capelins
O Ribeiro do Quebra, situa-se na Freguesia de Capelins, é constituído pela soma de muitos regatos, com o seu início em diversos lugares, como na serra da sina, onde começa o ribeiro do terraço, a poucos metros a sul da Igreja de Santo António, depois vai juntando as águas pluviais, correntes, do terraço, da Portela, das Courelas, do Baldio, da herdade do Seixo e, da herdade do Monte Real!
Quando este Ribeiro passa por baixo da estrada principal que liga Montejuntos e Ferreira já é designado "Ribeiro do Quebra", porque, conforme contavam os ancestrais, quebra, significa, separação, ou seja, este Ribeiro separa a Freguesia de Capelins, sendo para Sul domínios de Montejuntos, e para Norte, de Ferreira, talvez um Tratado entre vizinhos, para evitar confusões!
Este Ribeiro, mais abaixo, já é designado Ribeiro das Cobras e, acaba a sua missão no Lugar da Silveirinha, onde entrega as suas águas a outro Ribeiro que, um pouco abaixo, é o Ribeiro do Carrão!
O Ribeiro do Quebra tinha muita serventia para os moradores de Ferreira, porque, nos anos chuvosos, durante o Inverno e Primavera, mantinha um bom caudal de água que, era aproveitada para a lavagem da roupa de muitas famílias, como também, para lavar e preparar as tripas dos porcos durante as matanças e, para à passagem ou iam lá propositadamente, despejar tudo o que era indesejável, incluindo os animais que morriam e todo o tipo de objetos, que as cheias periódicas se encarregavam de afastar dali, e se não ficassem encalhados nos silvados, iam ter ao rio Guadiana, mas havia lugares pré definidos para estas atividades que, quase toda a gente respeitava.
Noutros tempos, por tudo e por nada, se falava no Ribeiro do Quebra.
Fim
quebra ; 1. ato ou efeito de quebrar ; 2. separação dos elementos de um todo; desunião ; 3. diminuição; queda ; 4. interrupção; rompimento ; 5. falha.
Ribeiro do Quebra - Capelins
Sem comentários:
Enviar um comentário