domingo, 23 de janeiro de 2022

Breve História da Aldeia das Hortinhas - Terena

A Aldeia das Hortinhas situa-se no Concelho de Alandroal, Freguesia de S. Pedro - Terena, a cerca de um quilómetro de distância desta Vila, na falda leste da Serra D' Ossa, também, acessível pela estrada de Redondo, Foros da Fonte Seca, Santiago Maior, com saída à esquerda, antes da Aldeia dos Marmelos, passando pela vizinha Aldeia dos Orvalhos.

Considerando a idade dos monumentos arqueológicos à sua volta e no seu interior, como a Anta do Lucas, Castelo velho e outros, as suas terras são povoadas há mais de 5.000 anos, encontrando-se aqui vestígios deixados por diversos povos, como os Celtas, Cartagineses, Romanos, Visigodos, Mouros e outros.
Por analogia com quase todas as Aldeias da região, a toponímia, Hortinhas, talvez tenha origem no apelido do proprietário do primeiro Monte a ser construído num terreno aforado à Câmara de Terena, perto do qual, construíram outros Montes e muros em pedra que ainda existem, sendo constituída a Aldeia, embora, exista a hipótese que deriva da existência de várias pequenas hortas, logo Hortinhas, mas esse registo não se encontra em nenhum documento oficial de que tenhamos conheciemnto, nem deviam existir hortas ou hortinhas sem que primeiro existissem habitações e, esses Montes, já tinham de ter nome antes das eventuais hortas, mas é possível que, às tapadas, ou quintinhas, chamassem hortas ou hortinhas, esquecendo os Montes.
Na Chorografia moderna do Reino de Portugal publicada em 1708, na Freguesia de São Pedro de Terena consta, Lugar das Hortinhas, mas também consta, Monte Novo das Hortinhas! Assim, se existia um Monte Novo, é porque já existia outro Monte com a mesma designação, mas neste caso, não aparece nenhum Monte Velho das Hortinhas, logo, deduzimos que, o Monte mais velho, talvez melhor localizado, deu origem à Aldeia das Hortinhas.
Encontramos a toponímia Hortinhas, nos Registos Paroquiais de S. Pedro de Terena, nos finais da centúria de 1500, início de 1600, não tendo sido encontrada esta toponímia em nenhum Arquivo, incluindo o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, antes da referida data, mas muito antes, em documentos régios, são mencionadas herdades e Montes situados nas suas imediações que, ainda mantêm a mesma designação.
As profissões de outros tempos, dos moradores da Aldeia das Hortinhas, as mais comuns, eram: Lavradores, seareiros, jornaleiros, ganadeiros, (pastores, porqueiros, boieiros, vaqueiros, cabreiros e outros), ganhões, feitores, moleiros, alvanéus, abegões ou carpinteiros, carreiros, sapateiros, e taberneiros, logo a vida económica das suas gentes, dependia das grandes herdades, como a herdade do Lucas, Monte de Outeiro de Baixo, Monte do Outeiro de Cima, Monte de Inverno, Silveirinha, Alcaidinho e, mais tarde de algumas courelas, assim como, de algum pequeno comércio de lojas e tabernas.
A vida social desenvolvia-se através de convívios entre homens nas tabernas, em bailes e em algumas Festas, incluindo as realizadas na Vila de Terena.
Devido à sua situação geográfica e ao bom carácter das suas gentes, a vida social nesta Aldeia é muito agradável, onde se pode levar uma vida muito pacata e de bom convívio entre os habitantes e quem os visita, sendo possível pescar, caçar, fazer caminhadas e desenvolver agricultura e horticultura de forma saudável.
Há muito a acrescentar sobre a Aldeia das Hortinhas - Terena - Alandroal
Singela homenagem à Aldeia das Hortinhas.
Queremos levar ao Mundo, todas as Aldeias do Concelho de Alandroal - Évora
Fim





Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...