sábado, 22 de janeiro de 2022

Aldeia das Hortinhas - Terena

A lenda do Milagre de Nossa Senhora da Boa Nova na Aldeia das Hortinhas

Na madrugada de segunda feira dia 20 de Janeiro de 1913, quando o ti Joaquim Gaspar, morador na Aldeia das Hortinhas, se tentou levantar para ir trabalhar, não conseguiu pôr-se em pé, tinha dores em todo o corpo, não podia com a cabeça e tinha dificuldade em respirar, caiu na cama e chamou a mulher a ti Maria Inês que, já estava levantada a fazer o lume à chaminé!
A ti Maria Inês foi a correr e quando se inteirou que ele estava muito doente, decidiu mandar um dos seus rapazes ao Monte do Lucas a dizer ao ganhão que, o pai nesse dia não ia trabalhar, por se encontrar doente!
A ti Maria Inês, começou logo a fazer as tisanas que se usavam para tratar os resfriamentos, porque, decerto era isso que ele tinha, uma vez que, desde o Natal andava, quase diáriamente, debaixo de chuva, sempre molhado até aos ossos!
O ti Joaquim Gaspar perdeu o apetite e, não tinha melhoras, cada dia que passava estava pior, pelo que, a ti Maria Inês decidiu mandar chamar o médico de Terena que, depois de o observar e auscultar não deu boas águas, disse-lhe que, se tinha descuidado em o mandar chamar e pouco podia fazer, porque ele tinha os pulmões apanhadinhos, receitou-lhe algumas mezinhas, entre elas, um xarope para tomar três vezes ao dia e explicou-lhe como lhe devia fazer vapores que eram bons para os pulmões que estavam a trabalhar muito mal!
A ti Maria Inês, começou logo a tratar o marido conforme as indicações do médico, mas os dias passavam e não se notavam melhoras, começando a ouvir-se pela Aldeia das Hortinhas que ele estava nas abaladas!
A ti Maria Inês mandou chamar, novamente o médico de Terena que, pouca alteração fez nas mezinhas e disse-lhe que, o mal estava todo nos pulmões, devia preparar-se para o pior, porque o mais certo era o ti Joaquim Gaspar não saltar o barranco, mal ela não se conformou e a partir desse dia "agarrou-se" à sua Santinha, Nossa Senhora da Boa Nova, da qual era muito devota e, através das suas orações, a todo o momento, implorava a sua ajuda para salvar o marido!
A fé da ti Maria Inês pela Senhora da Boa Nova era excessiva e na noite de 30 de Janeiro desse ano, pouco dormiu, sempre a orar e a implorar à Senhora da Boa Nova para salvar o ti Joaquim Gaspar e quando estava a dormitar sentada numa cadeira à chaminé, começou a sonhar com Nossa Senhora da Boa Nova a qual, a sorrir disse-lhe que ficasse descansada, o ti Joaquim Gaspar estava salvo e, ao mesmo tempo, enquanto sonhava, começou a ouvir a voz dele a chamá-la, acordou sobressaltada e pensou que era um sonho, mas não, era mesmo ele que a chamava, levantou-se e foi a correr, então ele disse-lhe que se achava muito melhor e contou-lhe que tinha sonhado com Nossa Senhora da Boa Nova e ela lhe tinha dito que estava salvo!
A ti Maria Inês, não cabia em si de contente, não tinha dúvida que era um milagre de Nossa Senhora da Boa Nova, e o ti Joaquim Gaspar a partir desse dia começou a melhorar, voltou a ter apetite e, passados cerca de oito dias, já andava em pé e ficou curado!
Como reconhecimento do milagre, a ti Maria Inês mandou fazer o ex voto que a seguir publicamos, onde, além das imagens, está escrito:
"Milagre que fez Nossa Senhora da Boa Nova a Maria Ignez, moradora nas Hortinhas, Freguesia de Terena, que tendo seu marido Joaquim Gaspar em perigo de vida a Senhora o livrou da morte".
Em memória do ti Joaquim Gaspar e da ti Maria Inês, (P.A.S.A.)
Fim
Ex voto do Milagre de Nossa Senhora da Boa Nova na Aldeia das Hortinhas 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...