sábado, 11 de dezembro de 2021

Resenha histórica da Villa de Ferreira de 1262

Resenha histórica da Villa de Ferreira de 1262 

São imensos os documentos régios, Paroquiais e outros a que temos acesso, como qualquer outra pessoa, que nos dão a conhecer a história da Vila de Ferreira!
Esses documentos estão ao dispor de todos no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Arquivos Distritais de Évora e Portalegre, Arquivos do Exército, Bibliotecas e outros, incluindo Espanha ou Brasil, basta ter interesse em conhecer!
É na sequência da consulta de vários documentos que podemos conhecer os limites da Vila de Ferreira e conhecer o que foi a mesma!
Através da carta de 20-11-1433, o Rei D. Duarte I, "O eloquente" faz a doação do Lugar de Ferreira da paz (Concelho) de Terena e da Coutada a D. Gomes Freire (de Andrade), sendo a mesma, confirmada pelo Rei D. Afonso V em 1450 a seu filho D. João Freire de Andrade e continuou nesta Família até 1674!
A partir deste documento, quem estiver interessado, pensamos que deve tentar saber o que era e onde era o Lugar de Ferreira e a mesma Coutada, antes daquilo que sabemos!
O documento publicado está escrito em português arcaico, acessível a todos, no topo da página do lado esquerda a partir da 2ª linha escrita a vermelho onde se lê.
DOAÇÃ DE FERREIRA.
Pode consultar este documento no Arquivo Nacional da Torre do Tombo na Chancelaria de D. Duarte I, livro 1 folha 107 v (verso). 



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...