sábado, 22 de agosto de 2020

Resenha histórica de Capelins - D. Gil Martins 1262

Resenha histórica de Capelins - D. Dinis 1262
A Villa de Ferreira
Quando D. Gil Martins, fundou a Vila de Ferreira (quase todo o espaço geográfico da atual Freguesia de Capelins), em 1314, entregou-a imediatamente ao seu filho o Infante D. Afonso, que veio ser o Rei de Portugal D. Afonso IV, que, por sua vez, a entregou, com Terena à sua esposa a Infanta, depois Rainha Dª Beatriz (castelhana), entrando assim, a Villa de Ferreira na Casa das Rainhas, onde ficou até ao seu falecimento! Dentro da Vila de Ferreira já existiam os cinco Baldios (Manantio, Vale de Martinez, Gracia, Barreiro, estes 4 vieram ser os Baldios do Povo e mais o Baldio do Roncanito), constantes no Foral de Terena de 1262 feito pela Família Riba de Vizela, D. Gil Martins e sua esposa Dª Maria João! D. Dinis não fez alteração ao Foral, ficando os Baldios e Coutadas sem alteração (propriedade da Câmara de Terena) e só em 1380 houve a alteração da Coutada do Roncão, porque a Câmara de Terena a doou entre outras ao Rei D. Fernando em troca das 4.000 libras para continuação da construção do Castelo de Terena, assim, a herdade ou Coutada do Roncão continuou muitos séculos na posse do Reino, até ser integrada na Comenda de Terena, talvez já após a Restauração 1640! No entanto, o espaço geográfico da Vila de Ferreira, ao longo da história aparece-nos com alguns contornos difíceis de perceber devido às diversas divisões em: Vila de Ferreira que seria o seu todo, Lugar de Ferreira que seria o casario junto às Neves (que só passou a ser Neves nos finais de 1600, antes era Lugar de Ferreira), e, em Defesa de Ferreira, todo o espaço entre o Roncão e os Baldios! A partir dos finais de 1600, com a entrada da Casa do Infantado na vila de Ferreira, com as duas herdades (Defesa de Ferreira e Defesa de Bobadela) assistimos a mais uma partição da dita Vila e, em 1805 com a Venda dos Baldios do Povo, em courelas, por Decreto da Rainha Dª Maria I, deu-se nova alteração, sendo a maior em 1834 após o final da guerra civil 1828-1834 entre os irmãos D. Pedro IV e D. Miguel.
A Vila de Ferreira foi Concelho (não Régio) pelo menos desde finais de 1600 até 1836, tinha Câmara, Vereadores, Escrivão, Juiz, Procurador e Lavradores, mas o Concelho Régio era Terena, a Câmara de Ferreira funcionava como hoje uma Comissão de Moradores, ou seja, administrava os interesses da Comunidade e resolvia desentendimentos sobre terras, pastagens, gados e pouco mais.
É apenas um pequeno resumo, porque as terras de Capelins têm muita história com início na Pré história, porque, aqui existiram imensos povoados dessa época nas margens do rio Guadiana.
Era aqui o Lugar de Ferreira


Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...