sábado, 1 de agosto de 2020

A vida económica e social nas terras de Capelins na centúria de 1800

A vida económica e social nas terras de Capelins na centúria de 1800
No ano de 1800, continuavam as guerras entre alguns países europeus, Espanha, França e Inglaterra, mas Portugal onde reinava Dª Maria I "a Piedosa", ainda se encontrava à margem das mesmas.
Alguns anos antes, podemos verificar que, nas terras de Capelins existia prosperidade pelo número de nascimentos e de matrimónios registados na Paróquia de Santo António, porém ao chegarmos ao ano de 1800, nota-se um decréscimo demográfico que, por analogia com outros anos, quando se verificaram grandes calamidades, devido à seca extrema e às invasões de gafanhotos que destruíram o que restava das colheitas, isso implicava a fuga dos povoadores e, por consequência a diminuição dos matrimónios e dos nascimentos nesta Freguesia, talvez, tenha sido essa a causa efeito! (no ano seguinte, 1801, deu-se a guerra das laranjas e a ocupação de Olivença).
Assim, publicamos o número de nascimentos, matrimónios e óbitos verificados na Freguesia de Santo António de Capelins no ano de 1800:

Nascimentos
1 - Estevão Dias
2 - Francisco Gonçalves Gordeis
3 - João Guerra
4 - Clara Rosado
5 - Joanna Gonçalves
6 - Ignácia Lourenço
7 - Margarida Mourão
8 - João Figueira
9 - Maria Lourenço
10 - Maria Rosado
11 - José Lopes
12 - António da Silva

Os apelidos, são os dos respetivos pais.

Matrimónios
Zero

Óbitos
1 - Catarina dos Ramos
2 - Maria Joaquina
3 - Domingos Gonçalves
4 - Maria de São Pedro
5 - Padre Manoel Martins Fillipe
6 - António Dias
7 - Manoel António
8 - Joaquina Ribeira
9 - Recém nascido, filho de José Martins Grave
10 - Lourenço (criança)
11 - António Gonçalves.
A mortalidade infanti na Freguesia de Santo António de Capelins no ano de 1800, foi cerca de 15,38 %, a qual. em comparação com outras Freguesias vizinhas é menos de metade! Esta situação, verifica-se ao longo de muitos anos, um fenómeno interessante para ser estudado e, procurar saber as causas.

Livro dos batismos de 1800



Sem comentários:

Enviar um comentário

Povoado de Miguéns - Capelins - 5.000 anos

  Povoado de Miguéns -  Capelins - 5.000 anos Conforme podemos verificar nos estudos de diversos arqueólogos, já existiam alguns povoados na...